O que procura?

Atividade Projetos

28º PE MAAT - Programa de Estágios do MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia

2020-08-27 a 2020-11-09

Iniciamos mais uma edição do Programa de Estágios MAAT (PE MAAT), uma iniciativa conjunta entre a Fundação da Juventude e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Na sua 28ª edição está de regresso este Programa de Estágios dirigido aos jovens alunos do Ensino Superior com o objetivo principal de lhes proporcionar uma experiência de aprendizagem e aprofundamento dos seus conhecimentos através do contato com um público não especialista em contexto real de funcionamento do MAAT.

 

Vantagens do Programa de Estágios MAAT:

  • Desenvolvimento de experiência profissional num museu de referência a nível internacional;
  • Aprofundamento de conhecimentos em contexto real de funcionamento do MAAT;
  • Desenvolvimento de competências pessoais de liderança;
  • Treino em gestão equipa e desenvolvimento de espírito de iniciativa, compromisso e disciplina;
  • Atribuição de uma bolsa de participação assim como subsídios de transporte e alimentação a cada estágio.

 

A 29º edição será anunciada em breve, fica atento(a)!

28º PE MAAT - Programa de Estágios do MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia
Para Quem

Jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos que na altura da candidatura ao programa base, sejam estudantes do Ensino Superior Universitário, Licenciatura, Mestrado, Pós-graduação – a frequentar, preferencialmente, cursos com componentes em CIÊNCIAS (Ambiente, Eletricidade, Eletrónica, Energia, Física e Química) ou ARTES (Arquitetura, Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural). Todos os candidatos devem dominar a língua portuguesa e ter como segunda língua o inglês e devem residir, preferencialmente, na Área Metropolitana de Lisboa.

Estrutura do Programa

Os candidatos pré-selecionados terão uma formação inicial de 3 semanas, a tempo parcial, ministrada pelo MAAT, finda a qual serão selecionados os jovens que irão frequentar o estágio – com duração de 6 meses - e com início a 9 de novembro de 2020.

Os estágios terão uma carga horária semanal entre as 15 horas (Ciências) e as 19 horas (Artes), de Segunda-Feira a Domingo (exceto Terça-Feira), distribuída por três a quatro dias, entre as 11h e as 15h, entre as 15h e as 19h, uma das quais obrigatoriamente ao fim-de-semana. À Sexta-Feira e Sábado poderá haver um turno adicional das 19h às 22h.

Os estagiários que obtiverem melhor classificação poderão candidatar-se a um segundo estágio.

Condições de Participação

Os estudantes que participam neste Programa de Estágios recebem uma bolsa mensal de estágio no valor aproximado de 300 Euros e 380 Euros, consoante a área e o horário atribuído, excluindo no período de formação inicial.

Durante o estágio são também reembolsados das despesas de transporte (passe social mensal) até ao máximo de 35 Euros por mês.

Os estagiários são ainda abrangidos por um Seguro de Acidentes.

Testemunhos

Para a Joana Armés, estagiária e estudante de Engenharia de Petróleos no IST, «Ser guia no MAAT é muito mais do que uma marca no currículo e que muitas vezes nem sequer faz parte da nossa área de estudos. Ser guia no MAAT é aprender e depois ensinar aquela que foi a história da eletricidade em Portugal, é levar um sorriso para casa daquela criança que disse que iria guardar o que aprendeu na gaveta do saber, é encontrar alguém com histórias de quem lá trabalhou, é tentar passar um pouco do carinho que temos a uma casa que também vai ficando um pouco nossa, a Central Tejo. Depois é estar sob a alçada de pessoas fantásticas que estão sempre lá para nos dar suporte no que for preciso e ajudar a crescer durante o estágio. Como guia de ciências isso não implica que fiquemos confinados à parte da eletricidade, aliás ajuda-nos a ter uma vista panorâmica de mais áreas como a arte e isso torna-nos mais críticos e rigorosos. Do início ao fim do estágio posso dizer que desenvolvi as minhas capacidades de organização, teamwork e comunicação e que isto me vai ajudar imenso quando entrar no mercado de trabalho. Só tenho a deixar o meu gigante obrigada a todos por tudo».

 

Para a Ana Catarina Marques, estagiária e aluna do curso Engenharia da Energia e do Ambiente (FCUL) «O estágio no MAAT é uma experiência bastante enriquecedora! É uma excelente oportunidade de preparação para o mercado de trabalho, enquanto estudante universitária. Além disso, o programa é ótimo para aprender a gerir melhor o tempo, aprofundar conhecimentos referentes à eletricidade, potenciar o espírito de equipa, melhorar a comunicação e saber adequá-la à faixa etária do público».

 

Para a Beatriz Palma, estagiária «O estágio proporcionado têm-se revelado uma experiência bastante gratificante a nível profissional e pessoal, porque lidamos profissionalmente com todo o tipo de grupos (idosos, adultos e crianças), algumas mais conhecedoras do mundo das artes, outras menos. Após estes 3 meses de trabalho eu, Beatriz Coelho Palma tenho tido a possibilidade de integrar alguns conhecimentos obtidos nas minhas aulas da Pós -Graduação - Mercado de Arte e Colecionismo nas diversas experiências do estágio e vice-versa. Com esta oportunidade e por nos incluírem em vários campos do funcionamento do museu, apercebi-me da área onde desejo vir a trabalhar no futuro. A criação de contacto com os curadores e com os artistas das exposições e  as visitas guiadas  tem contribuído significativamente para a nossa postura profissional, e acredito que o nosso entusiasmo, motivação e trabalho têm vindo a apoiar o bom funcionamento do museu».

 

Para a Clarisse Feio, estagiária e aluna de Engenharia Eletrotécnica na FCT-UNL «Gostei imenso do estágio! É uma excelente oportunidade para qualquer estudante de engenharias, especialmente engenharias ligadas à produção de energia. Os horários são adaptáveis às necessidades de cada um e permitem conciliar com a faculdade sem prejudicar os estudos. Aprendi bastante sobre a Central Tejo, foi mesmo muito interessante pois estava a fazer uma cadeira sobre geradores e é sempre interessante vê-los ao vivo, à escala real. Outra coisa excelente do estágio foi o desenvolvimento das chamadas soft skills tais como a comunicação oral, liderança, trabalho de equipa e em geral mais paciência tanto para explicar como para ouvir. Sinto que melhorei muito com o estágio. Sempre fui uma pessoa um bocado introvertida mas agora sinto-me muito mais à vontade a falar para públicos e consigo cativá-los muito melhor. A dinâmica de grupo é excelente por causa de todas as amizades que se fazem, ajuda bastante a superar momentos difíceis. Tornei-me também muito mais organizada, tanto por causa das "correrias" no museu como por ter de conciliar estudos com estágio. Os meus métodos de estudo também se tornaram muito mais eficientes, e tive muito mais facilidade em colaborar nos trabalhos de grupo».

 

Para a Marta Antunes, estagiária «Programa incrível que me permitiu complementar os meus conhecimentos em curadoria e educação. Estar rodeada de arte todos os dias e de pessoas conhecedoras só fomentou mais a minha curiosidade e ajudou-me na formulação dos meus trabalhos académicos. Uma maravilhosa oportunidade».

 

Para o Tiago Costa, estagiário, frequenta o Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa «Considero que a minha experiência de estágio tem sido bastante positiva, surgindo como uma oportunidade para desenvolver capacidades de comunicação com o público, de trabalho em equipa, de coordenação e de sentido de responsabilidade. Tem-me ainda permitido aprofundar conhecimentos ao nível  da arte contemporânea, da educação artística e do próprio funcionamento do museu enquanto organização. Estagiar no MAAT é uma experiência marcante que terá, certamente, consequências muito positivas no meu futuro profissional».

 

Para a Vera Freire, estagiária e estudante de Biologia e Geologia «O programa de estágio está a ser muito enriquecedor por nos permitir conhecer e aprender mais sobre toda a história do Museu da Eletricidade, bem como do Museu MAAT, visto muitos de nós não estarmos familiarizados faz-nos ter de estudar e pesquisar para aprender e saber mais, pois os visitantes terão dúvidas às quais temos de saber dar a resposta e fazê-los levar da experiência de visitar um Museu um acontecimento agradável que se pretende repetir. Este estágio permite-nos ter uma proximidade com as pessoas e as escolas, o que se torna constantemente um desfio e é sem dúvida uma mais-valia para o nosso enriquecimento pessoal e profissional, por estarmos a ter uma experiência de trabalho rodeados de ciência e cultura».

Candidaturas

As candidaturas encerraram a 20 de Setembro, está a decorrer o processo de seleção.

Calenderização
  • Lançamento do Programa: agosto de 2020
  • Data limite de Inscrição: 20 de setembro 2020
  • Seleção dos candidatos: 22 de setembro – 13 de outubro 2020
  • Início da formação: 15 de outubro 2020
  • Início dos estágios: 9 de novembro de 2020
Entidade Promotora

Entidade Formadora

Contactos

Fundação da Juventude

Rua Conde Redondo, nº 46-A, R/C
1150-107 Lisboa
Tel.: + 351  210 995 560
Email: lisboa@fjuventude.pt