O que procura?

PEJENE

PEJENE

 

O PEJENE é um programa de estágios, promovido pela Fundação da Juventude, para jovens a frequentar o Ensino Superior em todas as áreas académicas.

 

De âmbito nacional, e desde 1993, este programa é uma resposta às necessidades de aprendizagem dos jovens a frequentar o Ensino Superior que contribui para a melhoria do desempenho de tarefas de caráter profissional e para o aumento de conhecimentos em contexto real de trabalho.

 

Assim, melhorar as competências dos jovens estudantes e capacitá-los para o mundo do trabalho são os objetivos principais deste programa de estágios que a Fundação da Juventude está a lançar com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), programa este que vai na sua 29ª edição e que este ano se alarga a todos os estudantes do ensino superior independentemente do ano que se encontram a frequentar.

 

Em 2021, a Fundação da Juventude contempla ainda a realização de workshops e palestras sobre temas ligados à empregabilidade: dicas para construção de um bom CV, preparação para uma entrevista, entre outros.

Consulta aqui as vagas existentes!

 

     Candidaturas para empresas (abertas até 31 de outubro)

     Candidaturas para estudantes (a partir de 25 de maio)

CANDIDATURAS

As candidaturas são efetuadas através de um formulário online:

 

Cada Estudante pode candidatar-se até 2 vagas de estágio. A pré-seleção fica condicionada ao preenchimento pelos candidatos dos requisitos exigidos pela Empresa/Entidade de Acolhimento.

No website da Fundação da Juventude estarão disponíveis as vagas para estágio e os Estudantes candidatam-se diretamente às vagas de acordo com a sua área de formação. Posteriormente, os Estudantes serão diretamente contactados pelas Empresas, caso estas tenham interesse no seu Curriculum. A seleção final é da responsabilidade das Empresas/Entidades de Acolhimento, e comunicado por estas aos Estudantes e à Fundação da Juventude.

As vagas deixam de estar disponíveis online à medida que são preenchidas.

No ato da candidatura online os Estudantes devem submeter um comprovativo em como estão a frequentar o Ensino Superior. A candidatura só é válida com a entrega desse comprovativo.

PARA QUEM

Jovens estudantes a frequentar qualquer ano do Ensino Superior Público, Privado e Cooperativo (CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciatura, Mestrado, Mestrado Integrado ou Pós-Graduação).

ESTRUTURA DO PROGRAMA

Os estágios têm as seguintes características:

  • Duração mínima de 2 a máxima de 3 meses, de acordo com os pedidos das Entidades de Acolhimento (Empresas);
  • Integrar o estagiário numa Entidade de Acolhimento (Empresa), desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado e segundo a área de formação do Estagiário;
  • Supervisão dos estágios por um tutor técnico/orientador (profissional experiente da entidade de acolhimento) que, no final, elaborará um relatório de avaliação final;
  • Pagamento pelas Entidades de Acolhimento de subsídios de alimentação e de transporte. Para além disso, deverão fazer um Seguro de Acidentes Pessoais com a duração do período de estágio.
ENTIDADE PROMOTORA

CO-PROMOÇÃO

CONTACTOS

Susana Chaves

Tel. + 351 223 393 530

e-mail: schaves@fjuventude.pt

ou

pejene@fjuventude.pt

FAQs

Quem promove o PEJENE?

O PEJENE é promovido pela Fundação da Juventude, tendo a SCML como copromotor.

Quem pode candidatar-se?

Podem candidatar-se ao PEJENE estudantes a frequentar o ensino superior (CTeSP, Licenciatura, Mestrado, Mestrado Integrado ou Pós-graduação) e empresas interessadas em acolher estagiários.

Quando sei quais são as vagas disponíveis?

As vagas serão disponibilizadas no site a partir do dia 25 de Maio de 2021, podendo cada estudante candidatar-se até ao máximo de 2. As vagas deixam de estar disponíveis online quando tiverem sido preenchidas.

Que documentos os estudantes necessitam para se candidatarem?

Necessitam de anexar um comprovativo de como estão a frequentar o ensino superior. Caso não entreguem esse comprovativo, a candidatura não será validada.

Os estágios são remunerados?

Não são remunerados. Ainda assim, os estagiários recebem, no mínimo, o subsídio de alimentação e o subsídio de transporte, valores a pagar pela empresa/entidade de acolhimento. No entanto, algumas empresas/entidades de acolhimento atribuem aos estagiários uma bolsa de estágio, embora não sejam obrigadas a isso.

Quando sei o resultado?

Os estudantes serão contactados diretamente pelas empresas/entidades de acolhimento, caso estas tenham interesse no seu perfil. A seleção final é da responsabilidade das empresas/entidades de acolhimento, e comunicada por estas aos estudantes e à Fundação da Juventude.

Workshops de Capacitação

Workshop 1 - Como fazer uma entrevista de sucesso

Workshop 2 - A importância das Soft Skills

Workshop 3 - Construir um CV de Sucesso