O que procura?

Notícias Fundação da Juventude celebra hoje 30 anos

Fundação da Juventude celebra hoje 30 anos

2019-09-25

Estamos atentos aos desafios da sociedade atual, sobretudo às questões ligadas à sustentabilidade e à transformação tecnológica

Porto, 25 de setembro de 2019 – Faz hoje 30 anos que a FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE foi criada com a missão de ajudar na Formação, Empreendedorismo e apoio ao Emprego Jovem. De âmbito nacional, de interesse público e sem fins lucrativos, a FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE tem assumido desde a sua origem um protagonismo relevante na definição nacional das políticas da Juventude e no desenvolvimento de projetos pioneiros para a capacitação da população juvenil.

 

Neste trajeto de 30 anos, a FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE percorreu um caminho importante onde se destacam alguns projetos e indicadores mais relevantes:

  • Em 1990, criou a PRIMEIRA INCUBADORA em Portugal. Desde então, a Fundação da Juventude já apoiou mais de 1.500 jovens e ajudou a criar mais de 2.000 postos de trabalho.
  • Desde 1994, desenvolveu mais 1.500 ações de FORMAÇÃO PROFISSIONAL abrangendo cerca de 10.000 jovens.
  • Criou diversos PROGRAMAS DE ESTÁGIOS para jovens. O PEJENE, lançado em 1993, apoiou quase 8.000 estágios em mais de 3.600 entidades e, em 2007, foi reforçado com o PEMAAT, para apoiar o Museu MAAT.
  • Realizou diversos ESTUDOS em áreas de enorme relevância nomeadamente “Violência Juvenil” e “Refletir sobre a Sidadania”, um estudo sobre a sida na Juventude.
  • Encontra-se na linha da frente no EMPREENDEDORISMO JOVEM com parcerias relevantes: Incorpora de “La Caixa”, GeT Forward, Concurso e Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, Gera Talentos e Espalha Talentos.
  • Tem apoiado a CRIATIVIDADE e INOVAÇÃO através de programas para Jovens Talentos e organização de diversas Exposições e Concursos. Foram mais de 250 os jovens que participaram na edição de 2018 do Concurso Jovens Criadores.
  • Tem apostado na educação para a CIDADANIA e VOLUNTARIADO, onde mais de 500 jovens participam anualmente em ações de Voluntariado Social, Desporto e Cultura.
  • Na área da CIÊNCIA e TECNOLOGIA, organiza desde 1992, o maior Concurso Nacional para Jovens Cientistas, do qual resultaram mais de 150 participações internacionais em certames de ciência.

 

Recentemente, tem apostado em projetos de âmbito internacional, na área da SUSTENTABILIDADE (TeachSUS) e da LITERACIA DIGITAL, um projeto inovador dirigido a estudantes e professores, o “MAKE CODE: Programa o teu Futuro!” que conta com a Microsoft como Investidor Social.

 

“Queremos continuar o bem-sucedido trajeto da Fundação da Juventude, sabendo que é uma enorme responsabilidade mas também um estimulante desafio, considerando os grandes temas da sociedade atual que afetam enormemente a população juvenil, nomeadamente as questões ligadas à sustentabilidade, ao emprego e à transformação tecnológica”, refere Francisco Balsemão, atual Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude e que acrescenta “este trajeto foi e continuará a ser possível graças à colaboração de todos –Fundadores, Instituições Parceiras Públicas e Privadas, Órgãos Sociais, Colaboradores e sobretudo TODOS OS JOVENS que colaboraram com a FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE e que são o seu maior incentivo para prosseguir  a sua missão.”

Fundação da Juventude celebra hoje 30 anos