O que procura?

Notícias Concurso Martelinho de São João está de volta para eleger e premiar criatividade

Concurso Martelinho de São João está de volta para eleger e premiar criatividade

2017-03-23

A Fundação da Juventude, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através do Porto Lazer e com o apoio da Fundação Millennium bcp, lança mais uma edição do Concurso Martelinhos de São João. Os prémios a atribuir a cada uma das categorias pela Fundação Millennium bcp, no valor total de 4500 euros, destinam-se a premiar, em cada categoria, as duas melhores recriações daquela que é considerada a marca das Festas de São João no Porto.

São aceites a concurso participações individuais ou coletivas, sendo que cada um dos participantes (individuais ou coletivos) pode apresentar até três propostas no máximo. As 250 propostas de recriações do Martelo de São João mais votadas podem ser vistas numa Exposição a realizar-se na Fundação da Juventude, no “Palácio das Artes – Fábrica de Talentos”, no Porto, de 09 a 28 de junho.

 

Para Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «este é um concurso que visa estimular a participação criativa de todos os cidadãos na interpretação do tema da festa do São João do Porto, mantendo vivo um dos mais emblemáticos ícones das festas da cidade. Sobre as propostas apresentadas espera-se que estas sejam «inéditas e originais na interpretação do tema da Festa do São João, refletindo a tradição, a gastronomia, os locais e as pessoas da cidade do Porto» acrescenta Ricardo Carvalho.

 

Porto Lazer desafia  jovens artistas  a apresentarem propostas de instalações artísticas urbanas

 

Pelo segundo ano consecutivo o Porto Lazer volta a premiar a melhor proposta na área de intervenção urbana, subordinada ao tema “Martelinho de São João”. O projeto criativo permitirá explorar novas perspetivas sobre o contexto urbano, experimentar e testar soluções criativas relacionadas com a festa de São João enquanto expressão do património cultural e imaterial. A obra artística a ser criada em espaço urbano terá de ser, obrigatoriamente, desenvolvida a partir dos típicos martelos de São João em Plástico, os quais serão cedidos pela Porto Lazer. Com regulamento próprio disponível www.martelinhos.fjuventude.pt, esta nova categoria é dirigida a artistas, arquitetos, designers ou estudantes das áreas em questão.

Concurso Martelinho de São João está de volta para eleger e premiar criatividade