O que procura?

Atividade Projetos

SySTEM 2020: Connecting Science Learning Outside the Classroom

2018-05-01 a 2021-04-30

Introdução

 
O Projecto SySTEM 2020, coordenado pelo Science Gallery Dublin, visa combater a iliteracia científica e promover a educação STEM de crianças e jovens, a fim de preparar os nossos futuros cidadãos para as transformações científicas e tecnológicas.
 
Mas o que é educação STEM afinal? Esta sigla com origem na língua inglesa significa Science, Techonology, Engineering e Mathematics, traduzido para português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, respetivamente.
Este projeto foca-se no ensino de Ciência em ambiente não-formal, pretendendo mapear atividades em vários países da Europa como a Bélgica,  a Áustria, Israel, Eslovénia, Sérvia, ente outros, de forma a criar um conjunto de boas práticas para os educadores e/ou professores destes países europeus.
 

Enquadramento

Durante a última década, a ciência e a tecnologia têm evoluído a um ritmo sem precedentes, e apesar de beneficiarem consideravelmente a sociedade, estas inovações provocaram algumas distorções entre a realidade e a prática científica, que em diversas circunstâncias sobrecarrega e conduz à impossibilidade de compreender os princípios científicos envolvidos na vida diária dos europeus.
 
Para além disso, o progresso acelerado da tecnologia irá induzir a mudanças dramáticas no mercado de trabalho. O Fórum Económico Mundial prevê que 65% das crianças que iniciaram a escola agora estarão a trabalhar em postos de trabalho que ainda não existem. Isto faz com que o desenvolvimento de uma sociedade alfabetizada a nível científico e tecnológico seja uma prioridade na Europa.

 

Apresentação do projeto

Com base nisto, o SySTEM 2020 tem o intuito de identificar e oferecer uma melhor compreensão do impacto das práticas informais e não formais da aprendizagem científica a jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 20 anos. O foco principal deste projeto incidirá, na prática, na construção ou desenvolvimento de espaços de aprendizagem transdisciplinares que se tornem atrativos aos jovens.
 
Uma melhor compreensão da situação atual e o desenvolvimento de ferramentas, para profissionais de formação não formal terão o melhor impacto a longo prazo, a nível de literacia científica, capital científico e envolvimento de futuros decisores políticos Europeus.
 
Tal como referido, este estudo irá mapear as práticas de 19 países da UE, com especial enfoque em 8 destes e irá considerar jovens integrantes de comunidades geograficamente remotas, socioeconomicamente desfavorecidas, minoritárias e /ou migrantes.

 

Papel da Fundação da Juventude

 
A Fundação da Juventude assume o papel de Terceira Parte e irá participar nas seguintes fases:
 
Aprendizagem de Ciências ao nível organizacional – Identificação de iniciativas relacionadas com ciência, tecnologia ,engenharia e matemática;
 
Aprendizagem de Ciências a nível individual – Identificação de jovens e recolha de dados;
 
Identificação de potenciais soluções - para os problemas detectados na fase anterior;
 
Avaliação do impacto.
 
 
 
Este projeto, com duração de 36 meses, teve início em maio de 2018 e irá terminar em maio de 2021. Se quiseres saber mais sobre ele, clica aqui!

SySTEM 2020: Connecting Science Learning Outside the Classroom