O que procura?

Notícias Jovens cientistas portuguesas ganham medalha de prata no maior concurso de ciência em Itália

Jovens cientistas portuguesas ganham medalha de prata no maior concurso de ciência em Itália

2024-03-18

Três alunas de Odemira receberam a medalha de prata no maior concurso de ciência em ItáliaI Giovani e le Scienze, promovido pela Federazione delle Associazioni Scientifiche e Tecniche (FAST).

Ana Sofia Oliveira Ramos, Bruna Alexandra Almeida Matos e Mariana Inácio Gonçalves estudaram na Escola Secundária de Odemira e já tinham sido galardoadas, em 2023, com um prémio no Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude, que incluía a participação no concurso italiano.

As jovens cientistas representaram Portugal em Milão com o projeto “Potencial de fungos para biodegradação de polietileno”. O estudo científico, anteriormente apresentado na Mostra Nacional de Ciência 2023, testa algumas alternativas ecologicamente corretas para solucionar a acumulação de resíduos plásticos, como a biodegradação através de fungos, em vez do descarte tradicional.

A edição de 2024 deste concurso italiano para jovens cientistas decorreu em Milão, entre os dias 16 e 18 de março, e recebeu 35 projetos científicos de Itália, Bélgica, Brasil, México, Luxemburgo, Portugal, Espanha, Taiwan, Turquia e Tunísia.

O projeto das alunas de Odemira foi um dos vencedores do Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores, em 2023. A iniciativa, organizada pela Fundação da Juventude, junta centenas de projetos desenvolvidos por jovens de todo o país, no contexto académico. Além dos prémios monetários, a Fundação da Juventude dá a oportunidade aos vencedores de participarem nos principais concursos e mostras de ciência a nível europeu e mundial, com viagem, alojamento e inscrição incluídos.

A nova edição já está aberta e as candidaturas podem ser feitas aqui.

Jovens cientistas portuguesas ganham medalha de prata no maior concurso de ciência em Itália