O que procura?

A Fundação Sobre Nós

Sobre Nós

 

 

A nossa identidade

A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada nos interesses dos jovens, nomeadamente na sua formação profissional, desenvolvimento social e cultural e inserção destes no mercado de trabalho. 

De âmbito nacional, a Fundação tem Sede na cidade do Porto, contando ainda com uma Delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

A nossa missão passa por realizar ou apoiar iniciativas destinadas a promover a integração dos jovens na vida ativa e profissional.

Nesse sentido, definimos cinco áreas de atuação:

  • Educação e Formação Profissional

  • Emprego e Empreendedorismo

  • Cidadania e Voluntariado

  • Criatividade e Inovação

  • Ciência e Tecnologia

 

Estas áreas de atuação guiam todos os nossos projetos, atividades e ações.

 

 

A nossa génese

A 25 de setembro de 1989, o Centro Histórico do Porto viu nascer, na Casa da Companhia, a primeira Fundação privada de âmbito nacional com a missão exclusiva de promover a integração dos jovens na vida ativa e profissional.

Uma Fundação que nascia com o apoio de 21 instituições públicas e privadas que acreditaram na urgência da existência de um projeto que qualificasse os jovens e os preparasse enquanto profissionais de excelência para os mercados nacional e internacional. O caráter visionário da Fundação da Juventude e a marca da sua atuação despertaram o interesse de outras 21 instituições que vieram fortalecer o grupo de fundadores, além de terem permitido que poucos meses depois do seu início esta fosse reconhecida com o estatuto de utilidade pública, pelo então Primeiro-Ministro, Aníbal Cavaco Silva.

Esta é uma Fundação que se constitui como uma referência de excelência a nível nacional de atuação na área da Juventude. Uma Fundação que iniciou a sua atividade, na sua antiga sede, a Casa da Companhia, na conhecida Rua das Flores, no Porto, e hoje (desde 2016) com a sua sede no Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, também no Porto, no Largo de São Domingos.

Ao longo dos anos, milhares de jovens beneficiaram dos seus projetos, nas diversas áreas de atividade, sendo que algumas centenas prestaram voluntariamente serviços à Fundação e sem os quais não teria sido possível ter chegado tão longe.

Em 2021, com uma imagem renovada e adaptada aos desafios de uma era tecnologicamente modernizada, a Fundação celebra 32 anos e compromete-se a continuar a sua missão de promover e integrar os jovens na vida ativa e profissional, ao mesmo tempo que forma cidadãos socialmente conscientes.