Existem alguns modelos, já reconhecidos como uteis e validados pelos utilizadores, que podem ser utilizados na concretização desta etapa. Sugerimos aqui a utilização do “Business Model Canvas” – Este modelo surge da necessidade de estruturar, de forma simples, todos os passos necessários para a criação de valor.
O Empreendedor deve preparar uma Apresentação resumida e uma apresentação mais detalhada.
A primeira o “Pitch” pode descrever-se como: Discurso/apresentação, com o objetivo de despertar o interesse da audiência. Corresponde a uma apresentação durante o tempo de uma viagem de elevador (elevator pitch). Esta perspetiva de pitch responde bem às situações em que é preciso apresentar o projeto de forma sucinta e convincente.
Algumas Dicas para tornar o “Pitch” mais eficaz:
Não se limite a apresentar uma ideia muito teórica, adapte a sua mensagem ao contexto de uma conversa, para criar empatia;
Utilize uma linguagem simples - Pense naquilo que quer dizer e explique a sua ideia de negócio de forma explícita, como se estivesse a falar com alguém conhecido. Evite palavras longas e frases complicadas. Use linguagem simples, mas correta. Seja natural: sorria, a expressão e o contacto visual, a energia que faz passar, são importantes;
Torne o seu 'pitch' numa pergunta - Esta pode ser uma boa forma de dar a volta à questão e explicar ao seu interlocutor aquilo que faz ou a sua ideia de negócio. Por exemplo: "Sabe aquelas pilhas de papéis que se acumulam em sua casa e no escritório? A nível profissional, eu ajudo as pessoas a organizarem os seus documentos".
Pratique em voz alta - Para saber se resulta, nada melhor do que praticar o seu pitch em voz alta e perante uma audiência, para obter feedback instantâneo. Pratique até se sentir confortável. O objetivo é apresentar o pitch em tom de conversação, de forma natural e confiante, sem parecer ensaiado.
Se for preciso, esqueça o 'pitch' - Imagine que já está a meio de uma conversa com alguém, que de repente lhe pergunta aquilo que faz profissionalmente. Ou se arrisca a interromper o fluxo da conversa e a perder a atenção do interlocutor com um 'pitch' formal e artificial, ou aproveita o interesse demonstrado para explicar o mesmo informalmente.