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Empreende Jovem Serviço Informativo não presencial

Serviço Informativo não presencial

O Serviço informativo não presencial é um serviço que pretende ajudar e informar jovens empreendedores sobre todas as vertentes do empreendedorismo. Este apoio é uma primeira fase que pode ser complementado com o serviço de apoio presencial caso se justifiique e enquadre.

 

O Serviço tem as seguintes linhas: 

- Apoio por email

- Apoio por telefone

- Apoio por vídeo conferência 

 

De forma a podermos dar seguimento ao serviço pedimos que preenchas o seguinte formulário para podermos coordenar uma resposta com os nossos mentores. Este serviço é prestado por empreendedores experientes que te vão ajudar em todos os passos e dúvidas do teu projeto. 

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De forma a facilitar deixa-mos os principais passos de como ir de uma ideia a uma empresa colocadas no formato de questões nos separadoes em baixo. Estas perguntas constituem os principais pontos a ter em consideração e são o primeiro passo para te tornares um empreendedor.

Boas leituras!

Passo 1 - Ideia

 COMO DEVO VALIDAR A VIABILIDADE DA MINHA IDEIA? 

  • A avaliação de viabilidade de uma ideia deve ser feita em duas perspetivas:

    • Viabilidade técnica - Viabilidade de executar a ideia ou solução pensada, do ponto de vista de know-how e recursos técnicos disponíveis.
    • Viabilidade económica - A ideia ou solução pensada constitui-se como oportunidade de negócio? As oportunidades de negócio resultam de necessidades não satisfeitas ou que podem ser satisfeitas de uma forma diferente e melhorada, relativamente às soluções existentes.
Passo 2 - Modelo de Negócio

O QUE É O MODELO DE NEGÓCIO? 

Um modelo de negócio não é mais do que a planificação do processo de identificação e utilização de recursos, competências e parcerias, com vista à criação de valor.

Qualquer modelo de negócios deve ter como objetivo a resposta às perguntas: Vendo o quê? Vendo a quem? Vendo como?

 

EXISTE ALGUM TIPO DE MODELO DE NEGÓCIO?

Existem alguns modelos, já reconhecidos como uteis e validados pelos utilizadores, que podem ser utilizados na concretização desta etapa. Sugerimos aqui a utilização do “Business Model Canvas” – Este modelo surge da necessidade de estruturar, de forma simples, todos os passos necessários para a criação de valor.

Download: http://www.businessmodelgeneration.com/canvas/bmc

 

COMO DEVO APRESENTAR A MINHA IDEIA?

O Empreendedor deve preparar uma Apresentação resumida e uma apresentação mais detalhada.

A primeira o “Pitch” pode descrever-se como: Discurso/apresentação, com o objetivo de despertar o interesse da audiência. Corresponde a uma apresentação durante o tempo de uma viagem de elevador (elevator pitch). Esta perspetiva de pitch responde bem às situações em que é preciso apresentar o projeto de forma sucinta e convincente.

Algumas Dicas para tornar o “Pitch” mais eficaz:

Não se limite a apresentar uma ideia muito teórica, adapte a sua mensagem ao contexto de uma conversa, para criar empatia;

Utilize uma linguagem simples - Pense naquilo que quer dizer e explique a sua ideia de negócio de forma explícita, como se estivesse a falar com alguém conhecido. Evite palavras longas e frases complicadas. Use linguagem simples, mas correta. Seja natural: sorria, a expressão e o contacto visual, a energia que faz passar, são importantes;

Torne o seu 'pitch' numa pergunta - Esta pode ser uma boa forma de dar a volta à questão e explicar ao seu interlocutor aquilo que faz ou a sua ideia de negócio. Por exemplo: "Sabe aquelas pilhas de papéis que se acumulam em sua casa e no escritório? A nível profissional, eu ajudo as pessoas a organizarem os seus documentos".

Pratique em voz alta - Para saber se resulta, nada melhor do que praticar o seu pitch em voz alta e perante uma audiência, para obter feedback instantâneo. Pratique até se sentir confortável. O objetivo é apresentar o pitch em tom de conversação, de forma natural e confiante, sem parecer ensaiado.

Se for preciso, esqueça o 'pitch' - Imagine que já está a meio de uma conversa com alguém, que de repente lhe pergunta aquilo que faz profissionalmente. Ou se arrisca a interromper o fluxo da conversa e a perder a atenção do interlocutor com um 'pitch' formal e artificial, ou aproveita o interesse demonstrado para explicar o mesmo informalmente.

Passo 3 - Plano de Negócios

O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Um Plano de Negócios é um plano base, essencial para a estruturação e defesa de uma nova ideia de negócios. Existem algumas qualidades num plano que fazem com que seja mais provável que este possa trazer resultados: Simples, objetivo, realista e completo! Para apoio na elaboração do plano de negócios, podem ser utilizados os documentos e instrumentos disponibilizados online pelo IAPMEI: https://www.iapmei.pt/PRODUTOS-E-SERVICOS/Empreendedorismo-Inovacao/Empreendedorismo/Guias-e-Manuais-de-Apoio.aspx

Passo 4 - Criação da Empresa

QUE TIPOS DE EMPRESAS SE PODEM CONSTITUIR? 

Existem diferentes tipologias tanto para empresas singulares como coletivas. Sendo elas as seguintes:

  • 1.Forma Singular - Empresário em Nome Individual;

    • Sociedade Unipessoal por Quotas;
    • Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada.
 
  • 2.Forma coletiva - Sociedade por Quotas;

    • Sociedade Anónima;
    • Sociedade em nome Coletivo;
    • Sociedade em Comandita;
    • Cooperativa.
  •  
  • ?
    • COMO CONSTITUIR UMA EMPRESA?

Empresa on-line

Para abrir a sua empresa online, tudo o que necessita é um computador com acesso à internet. Todo o processo é realizado através do Portal do Cidadão: (https://bde.portaldocidadao.pt/evo/Templates/GeralEO.aspx?NRNODEGUID={0AB79FDE-92FE-4BEF-84CE-962D954F4D59}"). Nesta página da Empresa Online, pode realizar diversas ações, incluindo registar qualquer tipologia de empresa, registar a marca, realizar o pedido de nome, etc.

Empresa na Hora

Através da iniciativa 'Empresa na Hora' poderá constituir uma sociedade unipessoal, por quotas ou anónima no momento e num só posto de atendimento. O processo de constituição de sociedades através desta iniciativa é extremamente simples e pode ser representado da seguinte forma: http://www.empresanahora.mj.pt/ENH/sections/PT_como-funciona.html

Passo 5 - Fontes de Financiamento

QUAIS AS PRINCIPAIS FONTES DE FINANCIAMENTO?

As principais fontes de financiamento podem subdividir-se então em 3 grupos:

  • Financiamentos Próprios

    O que é suportado pelos sócios da empresa. Importa que os potenciais empreendedores, participem sempre no financiamento do investimento inicial com algum capital próprio, desde logo para atestar a credibilidade do seu projeto junto dos possíveis financiadores.

  • Financiamentos Alheios

    É o financiamento proveniente de fontes externas à empresa e que por sua vez poderá subdividir-se em dois tipos: as formas de financiamento tradicionais, mais conhecidas e utilizadas e as novas formas de financiamento denominadas por formas alternativas de financiamento.

  • Sistemas de incentivos

    Instrumentos da política económica, operacionalizados em quadros normativos, que definem condições de elegibilidade e formas de financiamento do investimento das empresas. Os sistemas de incentivos estão categorizados em programas de competitividade e programas regionais, Têm como objetivo apoiar a economia, nomeadamente através do tecido empresarial, contrariando a desigualdade de desenvolvimento regional no espaço europeu e estimulando os fatores de competitividade.

 

Entre as formas de financiamento tradicionais encontram-se as seguintes:

  • Empréstimos bancários
  • Contas Correntes Caucionadas
  • Descobertos bancários autorizados
  • Leasing
  • Aluguer de Longa Duração (ALD)
  • Factoring e Renting
 

As formas alternativas de financiamento são pois, vias menos convencionais de obter financiamento tais como:

  • Prémios e concursos empresariais
  • Microcrédito
  • Garantias Mútuas
  • Crowdfunding
  • Business Angels
  • Capital de Risco
 

Tipos de Incentivos

 

  • A grande maioria das ajudas, associadas aos diferentes programas, é de três tipos:
  • Incentivos não reembolsáveis: os denominados incentivos a fundo perdido.
  • Incentivos reembolsáveis: empréstimos com ou sem juros que poderão usufruir de perdão de dívida parcial ou total.
  • Outros Incentivos financeiros: diminuição das taxas de juro de empréstimos e créditos destinados à atividade empresarial
  • Para aceder aos sistemas de incentivos a empresa deve procurar informação, que é pública e está disponível em sites próprios de cada Programa Operacional. Deve procurar situar a sua estratégia nas tipologias de projeto de investimento de cada programa e estar atenta aos “Avisos”.
Mais Informações e outros Projetos

Fundação da Juventude

Palácio das Artes, Fábrica de Talentos Largo de S. Domingos, 19

4050-545 Porto

Tel.: (+351) 22 339 35 30

Emailgeral@fjuventude.pt

Pedro Nunes