O que procura?

Atividade Projetos

FormArte+

2020-03-03 a 2022-04-30

Abordagem Inovadora de Aprendizagem Móvel pelo Património Cultural Europeu 

 

O Património Cultural Europeu é uma ferramenta-chave enquanto recurso didático para a educação em diversas áreas do conhecimento e valores sociais pois permite desenvolver novas dinâmicas de aprendizagem no campo da formação profissional.

Neste contexto, o projeto FormArte+ tem como objetivo testar e validar uma nova abordagem de aprendizagem com base no Património Cultural Europeu. O projeto foca-se nos Caminhos de Santiago, como o primeiro itinerário cultural europeu selecionado, sendo extensível a outras rotas turísticas e outros patrimónios culturais (materiais e imateriais) dos 4 países europeus participantes do projeto, com o objetivo triplo de:

1.º - Reforçar a aquisição de competências-chave em diferentes ramos profissionais através da metodologia Aprendizagem-Serviço, ligada ao Património Cultural Europeu.

A Aprendizagem em Serviço é uma metodologia que integra as aprendizagens feitas através de experiências reais no ambiente social, trazendo conhecimentos, competências e valores para os alunos e benefícios diretos para a sociedade.

2.º - Adquirir conhecimento cultural adicional, ambiental e digital não incluído no mesmo currículo das especialidades da Formação Profissional.

3.º - Defender os valores sociais por meio de ações de apoio à estratégia europeia de combate às mudanças climáticas, com base no mesmo conhecimento profissional adquirido em conjunto com a valorização do Património Cultural Europeu.

Esta abordagem inovadora de aprendizagem aplicada à formação profissional visa, juntamente com a aquisição de competências profissionais, promover entre os jovens europeus a valorização do Património Cultural Europeu bem como a defesa de valores sociais, incluindo o ambiente.

 

O FormArte+ é coordenado pela Fundación San Valero, Espanha e conta com os seguintes parceiros:

Fundação da Juventude, Portugal;

Parque Tecnológico Environment Park, Itália;

Ministério do Meio Ambiente (Áustria).

 

O FormArte+ é cofinanciamento pelo programa Erasmus+, “Enriquecendo o horizonte da formação profissional”.

 

Visite o site:  www.form-arteplus.eu

 

Documentos para Download:

Brochura Projecto

FormArte+
Para Quem

O projeto destina-se a formadores e jovens formandos de Escolas de Formação Profissional - EFP, Centros de EFP e organizações culturais e de juventude.

 

50 formadores de EFP de diferentes áreas profissionais e 250 jovens formandos dos quatro países da UE irão participar numa ação-piloto online demonstrativa da metodologia e dos dois produtos intelectuais desenvolvidos durante o projeto - Guia e Manual - focados na valorização, reabilitação e conservação de Património Cultural Europeu e internalização de princípios, medidas e critérios ambientais bem como TIC´s.

Local

Porto, Portugal

Saragoça, Espanha

Turim, Itália

Viena, Áustria

Apoios

Parceiros

O projeto é coordenado pela Fundación San Valero, Espanha e conta com os seguintes parceiros: Fundação da Juventude, Portugal; Parque Tecnológico Environment Park, Itália; e o Ministério do Meio Ambiente (Áustria)

Contactos

Se quiser manifestar interesse em participar no

projeto, ou obter informação adicional, basta aceder a:

www.form-arteplus.eu  e deixe-nos os seus contactos e uma mensagem no endereço de email indicado, que responderemos assim que possível.

internacional@gruposanvalero.es