O que procura?

Atividade Projetos

31º Programa de Estágios MAAT

2022-02-02 a 2022-03-06

Bem-vindo à 31.ª edição do Programa de Estágios MAAT — PEMAAT, uma iniciativa conjunta entre a Fundação da Juventude e Fundação EDP. Numa frequência bianual, o PEMAAT é dirigido a jovens alunos do Ensino Superior com o objetivo principal de lhes proporcionar uma experiência de aprendizagem e aprofundamento dos seus conhecimentos através do contacto com o público do museu num contexto real de funcionamento.

 

Vantagens do Programa de Estágios MAAT

— Desenvolvimento de experiência profissional num museu de referência a nível internacional;

— Treino em gestão de equipa e desenvolvimento de espírito de iniciativa, compromisso e disciplina;

— Atribuição de uma bolsa de participação assim como subsídio de transporte.

 

Condições de Participação

Os estudantes receberão uma bolsa de estágio no valor de 5€/hora, excluindo no período de formação inicial, e a carga horária mínima semanal é de 12 horas. 

Serão também reembolsados das despesas de transporte (passe social mensal) até ao máximo de 35€/mês e serão ainda abrangidos por um Seguro de Acidentes.

 

Candidaturas aqui 

   Cartaz

   Brochura 

31º Programa de Estágios MAAT
Para quem
  • Jovens estudantes entre os 18 e os 25 anos;
  • A frequentar o ensino superior (licenciatura, mestrado, pós-graduação), nas áreas de Ciências (Ambiente, Eletricidade, Eletrónica, Energia, Física e Química) ou Artes (Arquitetura, Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural);
  • Os candidatos devem dominar a língua portuguesa e ter como segundo idioma o inglês;
  • Devem residir, preferencialmente, na Área Metropolitana de Lisboa.
Estrutura do Programa

Estudantes pré-selecionados

  • Formação inicial de 3 semanas, a tempo parcial, ministrada pelo MAAT. No final serão selecionados os jovens que irão frequentar o estágio de 6 meses.

 

Estudantes selecionados

  • Carga horária semanal mínima de 12 horas, de segunda-feira a domingo (exceto terça-feira);
  • Distribuição por três dias, entre as 11h e 15h ou entre as 15h e 19h, um das quais obrigatoriamente ao fim-de-semana; 
  • À sexta-feira e sábado poderá haver um turno adicional das 19h às 22h.

 

Renovação do estágio

  • Os estagiários que obtiverem melhor classificação poderão candidatar-se a um segundo estágio.
Testemunhos

"A minha experiência na 30ª edição do Programa de Estágios MAAT tem sido bastante enriquecedora a nível técnico, cultural e social. Posso afirmar que esta experiência tem superado as minhas expetativas! Pessoalmente, melhorei bastante o meu rendimento académico, a gestão do tempo, e tenho adquirido competências essenciais para o mercado de trabalho. Destaco ainda o excelente espírito de equipa e profissionalismo do grupo de trabalho, assim como as amizades e a constante partilha de vivências."

Inês Junqueira Valente, estagiária de Ciências, estudante de Engenharia de Materiais na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

 

"O PEMAAT, programa de estágio da Fundação da Juventude, é uma experiência extremamente enriquecedora e desafiante. Sinto que melhorei muito as minhas habilidades de comunicação, seja na realização de visitas guiadas das exposições, seja no auxílio do público no dia a dia. Também é muito interessante acompanhar o processo da montagem e desmontagem das exposições, ter conversas diretas com os artistas e fazer parte de estas etapas."

Naomi Machado, estagiária de Artes, e estudante História da Arte Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

 

"Durante o meu estágio no MAAT, de desenvolver as minhas capacidades de comunicação, relação interpessoal e trabalho de equipa, indispensáveis para o meu futuro profissional. Este estágio foi uma mais-valia!"

Carla Silva, estagiária de Ciências, estudante de Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

 

“O PEMAAT tem-me permitido desenvolver as minhas capacidades de organização, responsabilidade, trabalho em equipa e, especialmente, de comunicação. O estágio é uma oportunidade fantástica para aprofundar conhecimentos em várias áreas, desde arte contemporânea, mediação cultural à curadoria e educação artística."

Ana Inácio, estagiária de Artes, e aluna do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

 

"Este estágio, é das melhores experiências que um estudante universitário, da área científica, pode realizar! Digo isto, pois é perfeitamente conciliável com os vossos estudos, adquirindo bastantes experiências, que não obtêm na universidade. Obtive conhecimentos bastante úteis para a minha área de formação, Engenharia Eletrotécnica, tais como perceber como funciona uma central termoelétrica e compreender toda a história da eletricidade e a sua evolução. Além disso, neste estágio tive a oportunidade de trabalhar com uma equipa de jovens da minha faixa etária, da qual levo amizades para o futuro. Toda a equipa do museu é fantástica, acolhedora e sempre me ajudaram e meteram à vontade, com tudo o que precisei."

Rafael Sardinha, estagiário de Ciências, aluno de Ciências, aluno de Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

 

"O estágio no MAAT é uma ótima experiência para alunos da área de ciências, como eu. Considero ter aprendido a fazer uma melhor gestão do meu tempo e garanti sempre que não prejudicava o meu curso. Toda a equipa é fantástica e ajudam-nos muito!"

Miguel Gaspar, estudante da Engenharia da Energia e do Ambiente, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

 

"O Programa de Estágios ao qual se propõem ingressar tem a particularidade de conjugar atividade edificante para o vosso futuro profissional com o enorme interesse em partilhar experiências e responsabilidades com um grupo de colegas que podem, por ser de outra área do saber, estimular a aprendizagem e o interesse em questões de natureza vária. Essa complementaridade é facilmente associável à atividade programática versátil desenvolvida pelo museu e que, para mim, é o fator de maior contentamento em relação à minha experiência enquanto estagiário."

Afonso Gonçalves, estagiário de "Artes", estudante de Estudos de Cultura e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

 

"A minha passagem pelo PEMAAT tem sido uma experiência cativante do ponto de vista científico, aguçando a minha curiosidade pelas áreas da Engenharia e Eletromagnetismo. O contacto quase diário com profissionais destas áreas facilita o esclarecimento das dúvidas que me vão surgindo, coisa que é amplamente encorajada pela equipa que nos acompanha — querer sempre saber mais é uma ótima postura não só para quem visita museus, mas particularmente para quem lá trabalha. Além disso, ficamos mais habilitados a saber adaptar o nosso discurso a diferentes tipologias de público, ferramenta essencial em toda a nossa vida!"

Guilherme Lopes, estagiário de Ciências, estudante de Engenharia Física, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Contactos

Tel.: 961 797 294

Email: pgraca@fjuventude.pt ou schaves@fjuventude.pt

Entidade Promotora

Entidade Formadora