O que procura?

Participações Internacionais

Dois primeiros Prémios Atribuídos a Jovens Cientistas Portugueses na Final Europeia

2014-09-26 a 2014-10-31

Mariana Garcia, Matilde Silva e João Araújo receberam dois primeiros prémios na 26ª Final Europeia do EUCYS 2014 – European Union Contest for Young Scientists.

 

Foi a Fundação da Juventude que levou os três jovens até Varsóvia - Polónia - para participarem na Final Europeia, de onde acabaram por sair premiados com dois primeiros prémios. “Smart Snails” e “Uma caracterização natural de semi-reticulados de bandas rectangulares e grupos de expoente dois” foram respectivamente os projetos vencedores.

 

As jovens Mariana Garcia e Matilde Silva, da Escola Secundária de Arouca, e o jovem João Araújo, do Colégio Planalto de Lisboa, já tinham sido vencedores, em Portugal, do primeiro e terceiro prémio do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude, e participaram agora na Final do Concurso Europeu com dois projetos na área da Biologia e da Matemática, respectivamente.

 

Os prémios, no valor de 7.000€ cada, foram atribuídos pela Comissão Europeia reconhecendo ao mais alto nível o trabalho desenvolvido por estes três jovens cientistas portugueses com os seus projectos científicos.

 

É a primeira vez que Portugal ganha, em vinte e seis edições do EUCYS, dois primeiros prémios de tão elevado prestígio e reconhecimento na área da investigação científica juvenil.

 

Para além dos dois primeiros primeiros, os jovens portugueses ganharam ainda a participação no “London Internacional Youth Science Forum 2015”, onde terão oportunidade de conviver durante duas semanas com jovens cientistas de todo o mundo num curso de verão intensivo dedicado á ciência entre julho e agosto de 2015.

 

Na Final Europeia do EUCYS participaram 110 jovens, 77 projecto, vindos de 36 países. Os vencedores foram selecionados pelo júri internacional de entre 85 projetos participantes. Além da cerimónia de entrega dos prémios, os jovens cientistas tiveram oportunidade de mostrar os seus projetos numa exposição de quatro dias e de participar em diversos grupos de trabalho e conferências paralelas.

 

Os projetos

 

O projeto “Smart Snails” (Biologia), relacionado com testes de toxicidade em caracóis de água.

O caracol de água doce Lymnaea stagnalis é uma da espécie que integrou este teste. Com o presente projeto, pretendem explorar o potencial do teste de toxicidade com embriões de L. stagnalis na identificação de poluentes DE. O estudo demonstrou a existência de endpoints de muita elevada sensibilidade a nível do desenvolvimento embrionário que torna o teste uma ótima ferramenta para identificar químicos dE com potencial toxicidade para os moluscos, de forma simples e num período de tempo curto.

 

O projeto “Uma caraterização natural de semi-reticulados de bandas retangulares e grupos de expoente dois” (Matemática), caracteriza os semi-reticulados de bandas retangulares e grupos de expoente 2. No entanto, a sua caracterização não remete diretamente para as propriedades das bandas retangulares e grupos de expoente 2 (nomeadamente, idempotência e comutatividade). O projeto consistiu em provar uma caracterização mais natural para este tipo de semigrupo.

 

Estes dois projetos foram os primeiros e terceiros classificados do 22º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude, cuja 8ª Mostra Nacional de Ciência se realizou entre 29 de maio e 31 de maio de 2014, no Museu da Eletricidade em Lisboa. Uma das participações internacionais do concurso era exatamente a participação na Final Europeia do EUCYS

Dois primeiros Prémios Atribuídos a Jovens Cientistas Portugueses na Final Europeia