2025-06-04
Durante 3 dias, de 2 a 4 de junho, a cidade do Porto foi a capital do Empreendedorismo Jovem. No Centro de Congressos da Alfândega do Porto, mais de 250 jovens dos 15 aos 30 anos apresentaram 90 projetos inovadores em quatro grandes áreas do empreendedorismo, na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, organizada pela Fundação da Juventude, copromovida pela Câmara Municipal do Porto, e apoiada por mais de 40 mecenas e parceiros.
Em 72 horas, os jovens participantes tiveram de defender os seus projetos perante um painel de jurados especializados, presidido por Emídio Gomes, Reitor da UTAD, e de comunicá-los da melhor forma num pitch de 2 minutos. Pelo meio, houve ainda tempo para a segunda edição do HoJE – HackathON de Jovens Empreendedores, que juntou estudantes universitários e oito empresas challenger, num desafio contra-relógio. Em 24 horas, os participantes receberam um desafio e tiveram de apresentar os seus resultados numa apresentação de 6 minutos perante jurados e pares.
No dia 4 de junho houve lugar à cerimónia de encerramento, onde foram conhecidos os grandes vencedores do evento. A jogo, estavam mais de 30 prémios: monetários, de experiência, de formação, internacionais ou de incubação e capitação dos jovens empreendedores.
Os grandes vencedores, nas quatro categorias, receberam um prémio monetário de 1000 euros, ao qual se adicionou um Plano Pro da E-goi, uma plataforma tecnologia de automação de marketing omnichannel para marcas B2C com grandes audiências em retalho, e-commerce e serviços, que liga o mundo físico ao online e o plano Support Partner, da MindPartner, que pretende cuidar da saúde psicológica de quem trabalha em startups. Assim, o primeiro prémio de cada categoria ascende a mais de 3 mil euros.
No Empreendedorismo Social, o projeto ENDO, Maria José Oliveira da Silva, foi o vencedor. A Endo é uma app que previne a disseminação de Infecções Sexualmente Transmissiveis. Através do emparelhamento anónimo das apps entre parceiros, notificamos a necessidade de rastreios de IST, quando um elemento da rede reporta um positivo.
No Empreendedorismo Criativo e Cultural os joves empreendedores Márcio Costa, Miguel Costa e Diego Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, venceram com o projeto GRADIENTE. A ideia de negócio apresentado consiste num restaurante/bar em Coimbra, no Choupalinho. Num primeiro momento o cliente entra num trolley antigo de Coimbra, renovado e transformado num bar. Em segundo plano, uma porta escura com o letreiro “Feche os Olhos” leva a um restaurante de Fine Dining onde a missão é, da melhor maneira possível, transmitir a sensação de cor através de todos os sentidos exceto a visão.
A ByTheLaw, de António Rodrigues, André Dionísio, João Pinto e Ana Gaudêncio é o primeiro sistema de gestão de conhecimento jurídico totalmente autónomo do mundo. Fundada em 2024 em Portugal, oferece uma solução impulsionada por IA que automatiza a organização de dados jurídicos sem complicações. Foi o vencedor do prémio Empreendedorismo Tecnológico, powered by Lusoponte.
A última categoria Empreendedorismo Ambiental, de Sustentabilidade e Transição Energética foi entregue ao projeto CropVision, de Maria Valente, Eduardo Falcão, Rita Teixeira, Tomás Figueiredo. A Cropvision é uma solução inovadora impulsionada por IA, que utiliza drones equipados com câmaras RGB para monitorizar e detetar infestações de pragas precocemente, nomeadamente em vinhas.
A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, foi a mecenas de 4 prémios para uma experiência internacional para cada um das categorias a concurso. Na área do Empreendedorismo Ambiental, o vencedor foi o PureAquaSense, de José Fernandes, Rúben Oliveira, Rodrigo Macedo! O PureAquaSense é um projeto que visa melhorar a qualidade da água tratada nas ETARs através da utilização de microalgas para reduzir as concentrações de nitrogénio e fósforo, substâncias que contribuem para a eutrofização.
O Prémio da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Criativo e Cultural, foi para GuideLine, de Guilherme Rodrigues e Júlia Ferreira, que trouxeram o projeto da estrutura Seixal Criativo, apoiada pela Câmara Municipal do Seixal.
No Empreendedorismo Social venceu o projeto Smartguide Assistive Kit, de Saltanat Tileubay, Cristiano Panda, Catarina Cierco, Délcio Zacarias, da Escola Profissional de Aveiro! Este kit é sistema assistivo para pessoas com cegueira ou deficiência visual que combina dois dispositivos inteligentes — óculos e bengala eletrónica — ambos equipados com sensores de ultrassónicos, capazes de detetar obstáculos a diferentes alturas e em tempo real.
O Prémio da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação no Empreendedorismo Tecnológico ficou nas mãos de PREGNANT NOW, de Ana Catarina Campos Nogueira e Anabela Morais Pereira, estudantes da Faculdade de Medicina da U.Porto. PREGNANT NOW combina um relógio inteligente, sensores numa cinta e uma app intuitiva, garantindo conforto e eficiência na monitorização de parâmetros vitais maternos e fetais. Através da inteligência artificial, analisa os dados e torna-os acessíveis à gestante e equipa médica, gerando alertas, orientando cuidados e oferecendo aconselhamento personalizado.
O prémio especial EDP, que visita distinguir um trabalho empreendedor com um forte foco na área ambiental, sustentabilidade e transição energética, com um valor associado de 1000€, foi entregue a Louder Energy, de Afonso Pontes, André Luís, Lucas Sousa, da Escola Secundária Luís de Freitas Branco! O Louder Energy é um recetor de som inovador, capaz de transformar ondas sonoras em eletricidade renovável. Este dispositivo foi idealizado para aproveitar o ruído constante dos ambientes urbanos, como túneis, avenidas movimentadas e áreas de obras civis, convertendo o som gerado por veículos, máquinas e outras fontes em energia limpa.
A QSP Marketing and Management foi a mecenas do Prémio Especial QSP SUMMIT, evento de 3 dias focado em oferecer o melhor conteúdo nas áreas de management e marketing para líderes da indústria, premiou um José Maria Sarmento, com o projeto Royaltea, com a oferta de uma entrada especial neste evento de referência.
Para potenciar os negócios e ideias dos jovens empreendedores, é essencial integrá-los em ecossistemas inovadores, com espaço para crescimento, colaboração e aprendizagem. Com o apoio de parceiros como a UPTEC, ANJE, IPP, Portus Park e WebSummit foram entregues vários prémios neste sentido.
O primeiro prémio UPTEC abriu as portas da exigente Escola de StartUps, ao projeto AeroPaint, de Bohdan Sydrahunskyi, Matilde de Abreu Rodrigues, Daniel Fontenla Recamán e Beatriz de Oliveira Vieira, da Escola Secundária da Maia! O projeto em questão propõe incorporar uma molécula especial em tinta para aeronaves de forma a criar uma tinta capaz de decompor poluentes no ar, limpando o mesmo e com características autolimpáveis, reduzindo os custos de manutenção e limpeza das aeronoves.
Na Incubação UPTEC, a Plataforma de Escalonamento Inteligente para Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto de Gonçalo Almeida, Eduardo Oliveira, Maria Jesus, Henrique Cunha, da FEUP, venceu uma experiência de incubação de quatro meses..
O Instituto Politécnico do Porto entregou Prémio IPP – Incubação Porto, com 6 meses de incubação. O Projeto ByTheLaw voltou a subir ao palco para receber este prémio.
Também a WebSummit esteve presente através da WebSummit Impact Programme. No âmbito do Empreendedorismo Social e com pendor tecnológico (app ou produto/serviço), o projeto vencedor recebe a inscrição no WebSummit Impact Programme, que engloba mentoria, aceleração e presença da equipa na WebSummit (momentos de pitch e de mostra de projeto, networking com investidores). weCond, de Pedro Jordão, Duarte Fernandes, Miguel Gomes e Manuel Ribeiro, do Instituto Superior Técnico/Junitec foram aos vencedores. A weCond é uma plataforma digital que otimiza a gestão de condomínios, ligando administradores a prestadores de serviços qualificados de forma rápida e eficiente. Centraliza pedidos de serviços, comparação de orçamentos e comunicação, eliminando ineficiências nos processos de manutenção.
Os Prémios de Incubação PortusPark – Rede de Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras da Região Norte, premiaram seis projetos com a incubação (física ou virtual) de seis meses FeiraPark – Parque de Ciência e Tecnologia de Santa Maria da Feira. Adicionalmente os participantes terão possibilidade de participar no Programa de Aceleração, no âmbito do Projeto Feira Park Start`n`Grow. Os projetos PureAquaSense, Cleea, Judith, VitalSync, weCond e Pregnant Now foram os distinguidos.
A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários entregou o prémio especial ANJE: Capacitação, Mentoria e Incubação, durante seis meses. O projeto ROYALTEA, de José Maria Sarmento da Nova School of Business and Economics voltou a subir ao palco. A Royaltea é a primeira linha de iced teas 100% naturais na história do mercado português, com zero calorias e zero açúcares.
O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento e centro de referência mundial na Inovação e Sustentabilidade premiou Cecília Sardo Ferreira, autora do projeto GlioBrain-Plate - Modelo 3D de glioblastoma/barreira hematoencefálica: uma nova plataforma in vitro para o teste de novos fármacos, com a participação no prestigiado programa SLI – Sustainable Living Innovation, que decorrerá este verão. O SLI recebe anualmente centenas de candidaturas, admitindo em cada edição menos de 50 jovens inovadores.
A Universidade do Porto continua a incentivar os jovens empreendedores e dá o acesso a uma experiência na concorrida Universidade Júnior! O projeto 360 LearnScape, de Mara Leite, da Escola Secundária de Fafe foi o vencedor.
A Salvador Caetano voltou a associar-se à Mostra Nacional de Jovens Empreendedores para abrir as portas das suas unidades de negócio, com mentoria e acompanhamento especializado, a um projeto. Este prémio foi atribuído ao projeto Move Verde, uma solução integrada para cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Através de uma aplicação móvel e de infraestruturas urbanas inovadoras como paragens de autocarro inteligentes com painéis solares e paredes de musgo. O projeto conecta mobilidade, comércio local, segurança, ambiente, cultura e participação cívica num só ecossistema digital.
A Sogrape marcou também presença na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores e no Hackathon de Jovens Empreendedores e ofereceu um prémio especial, uma experiência única dentro do grupo SOGRAPE que inclui conhecer de perto as unidades de produção e engarrafamento, assim como todo o processo vitivinícola. O projeto CropVision foi o vencedor deste prémio.
A Century 21 atribuiu o Prémio Experiência – Academia Nações Norte, um convite a viver, na pele, o dia a dia de um consultor imobiliário — a resolver desafios reais, a desenvolver soluções estratégicas e a impactar clientes com conhecimento, visão e atitude. Move Verde, OPORT(O)NIDADE e Judith voltaram a subir ao palco para receber este prémio.
O Prémio Especial Escola de Marketing Digital – Marco Gouveia, um Curso Completo de Marketing Digital, composto por vários módulos com diferentes especializações, foi entregue ao Lumera, de Gabriela Gomes, Matilde Massa, José Maria Mendes, Inês Rocha, do Instituto Superior Técnico. A Lumera é uma startup que simplifica a ligação entre empresas e influencers através de um sistema inteligente de matchmaking. Ajudamos marcas a encontrar os criadores de conteúdo ideais, promovendo colaborações autênticas e eficazes.
O prémio Greenfest - Academia G, academia online focada em formar para as questões da sustentabilidade e responsabilidade ambiental ofereceu um curso a cada um dos membros do projeto AeroPaint, que voltaram assim a subir ao palco.
Com a entrega de prémios ficou encerrada a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores 2025, com a promessa de que, em breve, estará disponível a call para 2026, numa edição renovada e alinhada com o propósito de dar oportunidade, espaço e formação ao grande talento jovem existente em Portugal.
A lista de todos prémios atribuídos aos projetos vencedores pode ser vista, em breve, aqui.
A Mostra Nacional de Jovens Empreendedores é copromovida pela Câmara Municipal do Porto e tem também o Alto Patrocínio do Presidente da República.
Conta com o mecenato e parceria da ADXTUR, Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, Águas do Porto, ANI, ANJE, Brindibérica, Brisa, Capgemini, CEiiA, CNJ, Continental, Coverflex, Critical Software, Delta, Direção Geral da Educação, Direção Geral dos Estabelecimentos de Ensino, EDP, EGOI, Escola Marketing Digital, Fidelidade, Fruut, Greenfest, IAPMEI, IEFP, IPDJ, Instituto Politécnico do Porto, Júnior Empresas de Portugal, Lusoponte, Mindera Educação | Fundação Mindera, MindPartner, Ordem dos Engenheiros - Região Norte, Pingo Doce, .PT, PortusPark, QSP Summit, Rise UP UMAIA, Salvador Caetano, Sogrape, Sumol+Compal, TMG, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Universidade da MAIA, Universidade do Porto, UPTEC, Web Summit e WildBran.
