2020-06-22
O Município do Porto acaba de aderir ao PROGRAMA MILLENNIUM BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO "CIDADE E ARQUITETURA", um projeto da Fundação da Juventude, em parceria com a Ordem dos Arquitectos e com o apoio da Fundação Millennium bcp e de um conjunto de municípios aderentes.
Trata-se de um programa orientado para Jovens Arquitetos até aos 35 anos de idade, residentes em Portugal, oriundos de todos os estabelecimentos de ensino superior e inscritos na Ordem dos Arquitectos, que visa contribuir para a proteção e preservação do património cultural nacional através da investigação científica na área da Arquitetura e Património.
O programa atribui Bolsas de Investigação no valor de 2.250 € (dois mil duzentos e cinquenta euros) por projeto, para suportar as despesas relativas à preparação e realização do estudo, de deslocação, alojamento, entre outras. Os Jovens bolseiros contam ainda com a orientação científica que integra, entre outros elementos, representantes da Ordem dos Arquitectos – Conselho Diretivo Regional do Norte e Conselho Diretivo Regional do Sul.
O tema desta 3ª edição é - Cidade e Património Arquitetónico do Séc. XX: 1910-1999 - e o prazo das candidaturas é até 3 de Julho de 2020 estando toda a informação no site da Fundação da Juventude (www.fjuventude.pt). Esta edição, que contava já com o apoio e participação dos Municípios de Cascais, Funchal, Mafra, Maia, Matosinhos, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia veio agora juntar-se o Município do Porto alargando assim a cobertura geográfica do projeto.
Esta é a 3ª edição de mais um programa com enorme relevância científica e cultural organizado pela Fundação da Juventude, em parceria com a Ordem dos Arquitectos e com a colaboração das Autarquias que através deste projeto conjunto contribuem para a preservação do património cultural nacional.