2025-05-29
A Mostra Nacional de Ciência regressou à Alfândega do Porto para apresentar os projetos de mais de 250 jovens cientistas. O primeiro dia de um dos maiores eventos de ciência para os jovens em Portugal contou com a presença de Ana Paiva, Secretária de Estado da Ciência, e a conferência “Caminhos de Futuro”, uma conversa entre Amena Karimyan, astrónoma afegã e ativista pelos Direitos das Mulheres, e Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa.
Os 90 projetos participantes foram selecionados a partir do Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude há 33 anos. Durante a Mostra, os projetos são avaliados por um júri de especialistas e concorrem a vários prémios monetários, de participações internacionais e de experiência.
A Cerimónia de Abertura, apresentada pela jornalista Diana Bouça-Nova, contou com a participação de Francisco Maria Balsemão, Presidente da Fundação da Juventude, Ana Noronha, Diretora da Ciência Viva, Pedro Vieira, representante do Júri do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, e Catarina Araújo, Vereadora do Pelouro da Juventude e do Desporto da Câmara Municipal do Porto.
A Mostra Nacional de Ciência prossegue nos dias 30 e 31 de maio, com várias atividades como as conferências “Caminhos de Incerteza”, “Investigação e Inovação na União Europeia”, "Entre o Digital e o Humano" e a apresentação do livro “Elvira Fortunato, uma vida de paixão pela ciência”, para além da exposição dos projetos.
