O que procura?

Notícias Jovens representam Portugal na Semana dos Direitos da Juventude

Jovens representam Portugal na Semana dos Direitos da Juventude

2017-05-02

É já no próximo dia 2 de maio que tem início a Semana dos Direitos da Juventude que se realiza até dia 7 de maio, em El Prat Llobregat, Barcelona. Este evento é uma organização da Fundación Catalaña l’Esplai, em parceria com a Fundação da Juventude e com o apoio do Programa Erasmus +.

 

Esta iniciativa é um espaço de trabalho e de partilha de experiências e de temas relacionados com a juventude, assente em três pilares: participação, educação e trabalho. A Juventude de hoje e os seus desafios futuros ao nível do trabalho, educação e participação dão o mote a uma série de mesas temáticas e debates, bem como a visitas a estruturas governamentais da Catalunha.

 

A Semana dos Direitos da Juventude reúne mais de 100 jovens e dirigentes de 10 países da América Latina, Portugal e Espanha. A Fundação da Juventude está presente pela 5ª vez consecutiva na Semana dos Direitos da Juventude e, este ano apoio a participação de 15 jovens portugueses, dois dos quais participarão ativamente nas sessões dos painéis sobre “Jovens e Educação” e “Educação não Formal”.  

 

Os 15 jovens portugueses já iniciaram as suas reflexões sobre os temas da Semana dos Direitos da Juventude, tendo elaborado várias ilustrações sobre o tema e um pequeno vídeo-minuto de apresentação do grupo e da sua ligação à Fundação da Juventude.

 

Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, destaca que «é importante que os jovens conheçam e reflitam sobre os seus direitos, porque os ajudará a serem mais interventivos, participativos e no fundo, mais exigentes a diferentes níveis. Partilhar experiências com jovens de outros países ajuda a enriquecer ainda mais esta vivência».

 

De referir que este ano, a Semana dos Direitos da Juventude realiza-se em simultâneo com o VIII Foro Iberoamericano Fazendo Política Juntos, organizado pela LA LIGA, em Barcelona, nos dias 3 e 4, e em  Madrid dia 5 de maio.

Jovens representam Portugal na Semana dos Direitos da Juventude