O que procura?

Notícias Jovens propõem estágios desde o ensino secundário e criação do IEFP jovem

Jovens propõem estágios desde o ensino secundário e criação do IEFP jovem

2022-11-28

Ao todo são 35 medidas e visam apresentar soluções ao governo, para responder a questões relacionadas com a saúde mental, mercado de trabalho, inclusão social, igualdade de oportunidades e sustentabilidade. Cerca de 200 jovens entre os 15 e os 30 anos, de norte a sul do país, participaram nas Jornadas da Juventude, em Santa Maria da Feira, de onde “nasceram” várias propostas para o poder local e nacional. Entre as ideias, os jovens participantes propuseram a implementação de estágios curriculares obrigatórios em todos os cursos do ensino superior, a integração de psicólogos clínicos nas escolas, a atualização e renovação dos planos curriculares de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e a criação do IEFP Jovem, adaptado aos desafios dos jovens recém-formados, na entrada no mercado de trabalho.

A falta de contacto com o mercado de trabalho, o desperdício nas cidades, o bullying e pressão no contexto escolar, e os programas curriculares desatualizados foram as problemáticas levantadas pelos jovens. Para dar resposta, os jovens propuseram a existência de estágios curriculares obrigatórios, em todo o ensino superior, com uma bolsa de apoio associada, que suporte os custos de alimentação, transporte e materiais. A par disso, os participantes propõem que seja criado o “IEFP jovem”, com um foco de atuação neste público-alvo, nomeadamente jovens até aos 30 anos. O objetivo é apoiar, instruir, formar e promover oportunidades de emprego direcionadas aos mais jovens que, muitas das vezes, não têm ainda experiência profissional.

Numa altura em que se fala cada vez mais da saúde mental, os jovens propõem que sejam reforçadas as equipas multidisciplinares nas escolas. Além do psicólogo escolar, deveria existir um psicólogo clínico, de forma a dar apoio a todos os níveis. Já no âmbito da sustentabilidade, entre as ideias propostas destacam-se a criação de incentivos para empresas que aproveitam os resíduos na produção, o desenvolvimento de uma aplicação que promova o desperdício zero, ao promover a troca de resíduos e materiais entre empresas e organizações.

Depois de três dias de análise e discussão, os jovens apresentaram medidas nas áreas da saúde mental, trabalho, emprego, sustentabilidade, inclusão social e igualdade de oportunidades (ver anexo). A ouvir estiveram decisores e assessores políticos, representantes de associações juvenis e entidades dedicadas à juventude, de âmbito local, nacional e europeu, nomeadamente Deputados do PS e PSD e outros representantes da Assembleia da República e da Presidência da República.

Promovidas pela Fundação da Juventude, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o programa Erasmus+, as Jornadas da Juventude são o culminar de um projeto desenvolvido ao longo deste ano. Sob o tema “Presente e Futuro4Youth”, os participantes foram desafiados a pensar e debater sobre as questões que mais preocupam esta geração de jovens.

A iniciativa está integrada no “A(gentes) M – Agentes de Mudança”. Trata-se de um projeto promovido pela Fundação da Juventude, em parceria da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e que conta com o apoio do programa Erasmus+ Juventude em Ação.

Jovens propõem estágios desde o ensino secundário e criação do IEFP jovem