O que procura?

Notícias Jovens Portugueses participaram no maior Concurso de Ciência do Mundo

Jovens Portugueses participaram no maior Concurso de Ciência do Mundo

2023-05-21

Dois projetos de jovens portugueses representaram Portugal na Feira Regeneron ISEF 2023, em Dallas (Estados Unidos da América), durante o mês de maio.

Os estudantes, que mostraram os seus projetos ao lado de muitos países de todo o mundo, foram apurados para a maior feira de ciência do mundo, na sequência do Concurso Nacional Jovens Cientistas 2022, realizado pela Fundação da Juventude.

João Pedro Cunha, Mariana Gonçalves e Miguel Noites, do Colégio Luso-Francês, no Porto, desenvolveram uma solução inovadora para capturar e quantificar partículas poluentes de dimensão muito reduzida, que se encontram na atmosfera, e com elevado impacto na saúde humana a nível mundial. Com o projeto E-DRONE, os jovens cientistas aliaram a química e a engenharia à biologia de forma a permitir uma análise partícula a partícula, através de um programa de tratamento de imagem.

A representar o Alentejo, Sarah Condeixa e Valentina Fiedler, de Beja, apresentaram um estudo sobre a Biodegradação de polímeros. As jovens alunas analisaram o potencial de degradação de plástico, proveniente da agricultura intensiva, por fungos presentes no mercado português.

Esta Feira Internacional de Ciência, Tecnologia e Engenharia, promovida pela organização Society for Science, decorre anualmente nos Estados Unidos e expõe projetos de vários países do mundo.

A Fundação da Juventude promove, todos os anos, o Concurso Nacional Jovens Cientistas, permitindo a muitos estudantes do ensino pré-universitário mostrarem o seu trabalho a nível internacional.

Jovens Portugueses participaram no maior Concurso de Ciência do Mundo