2024-05-17
A delegação portuguesa de jovens cientistas foi distinguida com dois prémios, na Feira Regeneron ISEF 2024, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.
O projeto de Madalena Filipe, Frederico Mauritty e Jéssica Nunes ficou em quarto lugar na categoria de Química, no maior concurso de jovens cientistas e engenheiros do mundo. Para além deste prémio, no valor de 500 dólares, os estudantes do Colégio Valsassina, em Lisboa, orientados pelo Professor João Carlos Gomes, receberam o prémio especial da empresa Mary Kay Inc., que atribui bolsas de estudo e oportunidades de aprendizagem STEM.
O grupo foi escolhido para representar Portugal ao lado de muitos países de todo o mundo pela Fundação da Juventude, na sequência da conquista de um prémio no Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores 2023. O premiado projeto desenvolvido pelos jovens portugueses, HidroQapa, visa a produção de um bioplástico impermeabilizante elaborado a partir de quitosano extraído de desperdícios de casca de camarão, contribuindo para a economia azul.
A Regeneron ISEF 2024, feira internacional de ciência e engenharia promovida pela organização Society for Science, decorreu entre 11 e 17 de maio, em Los Angeles, e teve a concurso projetos de cerca de 2 mil estudantes do ensino secundário, de cerca de 70 países e regiões do mundo.