2024-11-05
De 4 a 8 de novembro, três jovens cientistas vão representar Portugal, na Luxembourg International Science Expo (LISE), no Luxemburgo.
Esta exposição científica internacional destina-se a promover a troca de ideias e culturas entre participantes. O evento expõe o trabalho de centenas jovens cientistas, incluindo várias pesquisas e projetos de diferentes campos, como engenharia, proteção ambiental e ciência política.
André Sá, Bárbara Correia e Henrique Oliveira vão apresentar o projeto “Regum”, desenvolvido na Escola Secundária da Maia, com a professora Luísa Santos, e premiado no Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores 2024, organizado pela Fundação da Juventude.
Este projeto visa aproveitar um composto químico presente nas pastilhas elásticas – lecitina – para criar um sabonete benéfico para a pele. Em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi aplicado um método de extração utilizando hexano e ultrassons para dissolver as pastilhas elásticas coletadas. O estudo demonstra como produtos aparentemente inúteis podem ser transformados em soluções ecológicas, contribuindo para a limpeza do planeta Terra diante das atividades humanas.
A Fondation Jeunes Scientifiques Luxembourg recebe a 14.ª edição do Luxembourg International Science Expo (LISE), que conta com projetos de jovens cientistas de vários países de todo o mundo. No âmbito da Mobisciences, projeto do programa Erasmus+, esta mostra visa promover o desenvolvimento da cultura científica e partilha de ideias e práticas científicas entre os jovens dos 12 aos 25 anos, através de intercâmbios e participação em Concursos internacionais.