O que procura?

Notícias Fundação da Juventude vai premiar os melhores projetos de ciência dos jovens

Fundação da Juventude vai premiar os melhores projetos de ciência dos jovens

2023-04-03

Estão oficialmente abertas as candidaturas para o Concurso Nacional de Jovens Cientistas 2023. Promovido pela Fundação da Juventude, o concurso destina-se a jovens entre os 15 e os 20 anos, com projetos científicos desenvolvidos em contexto académico (na escola ou universidade). As candidaturas estão abertas até 21 de abril de 2023, através da plataforma disponível aqui: https://candidaturas.fjuventude.pt/concurso-nacional-jovens-cientistas-2023.

Podem participar os jovens com projetos científicos nas áreas de Biologia (Bioeconomia, Genética, Microbiologia, Ecologia, Biologia Vegetal, Biologia Marinha, Zoologia, Ciências Veterinárias), Ciências da Terra e do Ambiente (Geologia, Paleontologia, Poluição e Resíduos, Ar e Água, Alterações Climáticas, Recursos Naturais e Sustentabilidade, Agricultura), Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Económicas (Economia e gestão, Ciências da Educação, Sociologia), Engenharias e Tecnologias (Engenharia mecânica, Engenharia Eletrotécnica, Ciências da Computação), Física, Matemática e Química.

Em "jogo" estão mais de 4.000 euros em prémios monetários e a participação nas principais mostras e feiras de ciência de todo o mundo, nomeadamente Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Luxemburgo, entre outros. Os vencedores têm inscrição, alojamento e alimentação assegurados pela Fundação da Juventude.

Os projetos a concurso podem também ser selecionados para integrar a Mostra Nacional de Ciência, organizada pela Fundação da Juventude. O evento realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e atrai, anualmente, centenas de visitantes de todo o país. 

Para completar a candidatura, deve ser preenchido o formulário online, cumprindo os critérios indicados no regulamento disponível aqui

O Concurso Nacional de Jovens Cientistas 2023 conta com o apoio da Ciência Viva, Câmara Municipal do Porto, Porto Editora, Fundação Calouste Gulbenkian e Lipor.

Para mais informações, contactar via e-mail geral@fjuventude.pt 

Fundação da Juventude vai premiar os melhores projetos de ciência dos jovens