O que procura?

Notícias Fundação da Juventude reúne os 100 melhores projetos de ciência e investigação juvenil no Centro de Congressos da Alfândega do Porto

Fundação da Juventude reúne os 100 melhores projetos de ciência e investigação juvenil no Centro de Congressos da Alfândega do Porto

2017-05-24

Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Engenharias, Física, Ciências da Computação, Matemática e Química são as categorias dos 100 melhores projetos que este ano estão em destaque na 11ª Mostra Nacional de Ciência que se realiza de 01 a 3 de junho no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto. Mais de 300 jovens coordenados por cerca de 70 professores dão a conhecer os projetos que podem valer 6.000€ em prémios e a oportunidade de participarem nos mais variados certames internacionais.

 

Mostra Nacional de Ciência: Uma das maiores a nível Europeu

 

A Mostra Nacional de Ciência, que assinala este ano a sua 11ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como seja a Final Europeia e a Intel ISEF. Para Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «é importante que se apoie e se fomente o desenvolvimento científico em Portugal, o qual estes jovens provam que pode e deve começar nas escolas. Apesar de sermos um país pequeno, já alcançámos uma quota de participação significativa, nas competições europeias e internacionais, mas nem sempre conseguimos potenciar a participação dos jovens».

 

Concurso de Jovens Cientistas duplica o número de participações nos últimos 11 anos

 

Ainda que este ano se tenha limitado as participações por instituição de ensino, a 25ª edição do Concurso de Jovens Cientistas contou com cerca de 120 projetos a concurso, dos quais foram selecionados os 100 melhores projetos que estarão em exposição na Mostra Nacional de Ciência. «Ao longo dos últimos 25 anos, através do Concurso de Jovens Cientistas, a Fundação da Juventude tem premiado o mérito e a investigação científica. Este esforço é reconhecido pelo aumento significativo de participações, cujo número de participações duplicou nos últimos 11 anos. Este encontro, que conta com o alto patrocínio do Presidente da Republica, tem vindo a crescer, tornando cada vez mais difícil a seleção de apenas 100 projetos, uma responsabilidade que este ano assumimos com a Ciência Viva, entidade coorganizadora desta 11ª edição da Mostra Nacional de Ciência».

 

Aberto a estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior a Mostra Nacional de Ciência, além da forte participação dos dois grandes centros urbanos (Lisboa e Porto), apresenta também um elevado número de participações de instituições de Aveiro e Leiria.

 

A avaliação e a seleção dos trabalhos cabe a um Júri designado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o qual integra professores e investigadores de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas. Este ano também o Município do Porto se associa a esta iniciativa, para acolher na cidade cerca de 400 participantes e mais de 3000 visitantes. Os projetos selecionados para a 11ª Mostra Nacional de Ciência, que decorre de 1 a 3 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, podem ser consultados em http://www.fjuventude.pt/pt/1410/11-mostra-nacional-de-ciencia.aspx.

Com entrada livre, a Mostra Nacional de Ciência está aberta ao público nos seguintes horários:

Dia 1 de Junho: 10h às 18h30

Dia 2 de Junho: 10h às 19h

Dia 3 de Junho: 10h às 16h30

Fundação da Juventude reúne os 100 melhores projetos de ciência e investigação juvenil no Centro de Congressos da Alfândega do Porto