O que procura?

Notícias Fundação da Juventude representa Portugal em projeto de formação europeu FORM-ART +

Fundação da Juventude representa Portugal em projeto de formação europeu FORM-ART +

2020-07-21

O FormART+ é um projeto de formação profissional inovador baseado num modelo de aprendizagem que integra competências transversais da formação a três níveis: Património Cultural Europeu, Competências Digitais e Ambiente. Estes são os três eixos das atividades deste projeto europeu, aprovadas pela Agência Nacional Espanhola para o ERASMUS +, no âmbito do programa “Cooperação para a Inovação” onde a Fundação da Juventude participa como representante de Portugal. ”Além da Fundação da Juventude, são parceiros do projeto o Grupo San Valero (Espanha), que é coordenador, e ainda o

Ministério do Meio Ambiente da Áustria e o Parque Tecnológico Environment Park em Itália

 

Como elemento motivador e representativo da Arte e Cultura do Património Cultural Europeu, o Caminho de Santiago, na qualidade do primeiro itinerário europeu reconhecido como Património Cultural pela UNESCO, foi a escolha do primeiro material educacional em torno do qual será desenvolvida a primeira etapa do projeto e que motivou o primeiro encontro da equipa de trabalho realizado no passado mês de Junho.


Além da formação profissional, os currículos dos alunos serão enriquecidos com novos conceitos e competências transversais ainda não contemplados nos programas curriculares, que ampliarão a sua base de conhecimentos e competências, preparando-os para um mundo global em constante mudança, para que sejam mais versáteis e profissionalmente competentes.

 

Durante a reunião de trabalho foi concluído o guia de formação para formadores, guia que contém o método e parte do conteúdo a ser transmitido aos formandos. Este guia será testado simultaneamente por pelo menos 50 professores de VET, através de uma ação de formação ad-hoc em quatro países da EU que se irá realizar no próximo Outono.

 

Foram ainda especificados os conteúdos da formação direcionados aos formandos, a segunda parte do material didático desse modelo de aprendizagem que, sob o conceito de metodologia de aprendizagem e serviço, irá colocar em prática os conhecimentos adquiridos. No final da formação, 250 formandos vão preparar os seus projetos finais de BOAS PRÁTICAS no Caminho de Santiago, sob critérios ambientais, através do uso de ICT e tecnologias digitais. Para culminar a formação dos formandos, está previsto um concurso final de Boas Práticas, realizado pelos quatro países europeus participantes.

Fundação da Juventude representa Portugal em projeto de formação europeu  FORM-ART +