O que procura?

Notícias Fundação da Juventude recebe selo INCoDE.2030 pelo programa MAKE-CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO

Fundação da Juventude recebe selo INCoDE.2030 pelo programa MAKE-CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO

2020-09-21

O MAKE CODE: Programa o teu Futuro é uma iniciativa na área da Educação, lançada pela Fundação da Juventude, com o apoio do Programa Portugal Inovação Social e tem como investidor social a Microsoft. O MAKE CODE tem como objetivo contribuir para a melhoria das competências digitais dos Alunos a frequentar o 1º, 2º e 3º ciclo e dos Professores das Escolas que integram os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da Região Norte.

Reconhecido o seu contributo para a literacia digital da população portuguesa e os resultados já alcançados junto da população escolar, o Make-Code foi uma iniciativa selecionada pela FCT – Fundação da Ciência e Tecnologia para receber o selo INCoDE.2030.

O MAKE CODE: Programa o teu Futuro recorre a ferramentas de aprendizagem baseadas em jogos de computador motivando os alunos na aprendizagem e facilitando assim a tarefa educativa dos Professores e Escolas. O projeto dá aos Professores as ferramentas necessárias para ensinarem os seus Alunos a programar, utilizando o Micro:bit (uma placa de microcontrolador) e o Minecraft: Education Edition.  O projeto é gratuito e podem participar os Professores de todas as disciplinas, mesmo que sem qualquer conhecimento em programação. Os Professores recebem formação nestas tecnologias e ainda apoio na sua implementação em sala de aula, de forma presencial ou on-line.

Segundo Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude, «Quanto mais precoce for o contacto com a codificação e a ciência da computação, mais fácil é atrair jovens para cursos que formam os profissionais que fazem falta no mercado. Esta pandemia veio acentuar ainda mais essas necessidades»

As inscrições para o ano letivo de 2020/2021 estão em curso, as Escolas TEIP da região Norte interessadas podem receber este projeto gratuito.

O MAKE CODE é Cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu. O projeto conta ainda com a Microsoft como Investidor Social.

 

Para INSCRIÇÕES DAS ESCOLAS e INFORMAÇÕES, por favor contatar:

Susana Chaves, +351.967450612, e-mail schaves@fjuventude.pt ou site da FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE www.fjuventude.pt

Fundação da Juventude recebe selo INCoDE.2030 pelo programa MAKE-CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO