O que procura?

Notícias Fundação da Juventude recebe jovens e educadores da associação internacional RENAPSI

Fundação da Juventude recebe jovens e educadores da associação internacional RENAPSI

2022-11-17

Estreitar relações e fortalecer a colaboração entre Portugal e Brasil. Este foi um dos objetivos da visita promovida pela Fundação da Juventude, para a associação brasileira RENAPSI – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração. No âmbito de uma visita a Portugal, cerca de 20 jovens, educadores e conselheiros foram recebidos, para um dia dedicado a conhecer algumas das estruturas que trabalham a juventude em Portugal.

A visita começou pelo Sistema de Aprendizagem – Lisboa, para uma apresentação mais detalhada sobre a Fundação da Juventude. No espaço, a delegação teve oportunidade não só de saber mais sobre os cursos disponíveis, como também as atividades dinamizadas.

Os jovens e educadores da RENAPSI tiveram oportunidade também de conhecer o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), onde foram recebidos pelo seu presidente Rui Oliveira. Focados em promover a participação da juventude portuguesa e estrangeira que vive em Portugal a todos os níveis, o Conselho Nacional da Juventude apresentou não só as instalações, como também as atividades que dinamizam junto dos jovens. A acompanhar a comitiva esteve também o Fórum da Juventude da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, dada a colaboração entre Portugal e Brasil.

O programa preparado pela Fundação da Juventude integrou também uma visita ao Centro de Juventude de Lisboa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Recebidos por Eduarda Marques, diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, os membros da comitiva tiveram oportunidade de saber mais sobre um dos órgãos que representa os jovens em Portugal, nas mais variadas áreas.

A visita da RENAPSI a Portugal resulta da colaboração, ao longo dos últimos anos, com a Fundação da Juventude. Pioneira no desenvolvimento de programas de socioaprendizagem, a RENAPSI tem vindo a apoiar a formação integral de jovens no Brasil, com qualificação profissional e integração no mercado de trabalho.

Os jovens participantes fazem parte do programa Aprendiz do Futuro, do Governo de Goiás, desenvolvido pela RENAPSI, que soma vários anos dedicados à socioaprendizagem em todo o Brasil.

O modelo serviu de inspiração para o projeto europeu YoPeVa – Young People With Values, do qual faz parte a Fundação da Juventude. Esta iniciativa visa a integração de jovens NEET, que não trabalham, nem estudam.  

A colaboração entre a RENAPSI e a Fundação da Juventude poderá trazer frutos na futura aplicação do modelo no contexto nacional e europeu. 

Fundação da Juventude recebe jovens e educadores da associação internacional RENAPSI