O que procura?

Notícias Fundação da Juventude promove programa de Literacia Digital para alunos e professores

Fundação da Juventude promove programa de Literacia Digital para alunos e professores

2018-10-16

De acordo com a Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030) «no mundo em que vivemos tornou-se indispensável que todos os cidadãos sejam capazes de conviver com práticas cada vez mais desmaterializadas. Essas práticas têm como habitat natural a Internet, sendo a mediação normalmente feita através de dispositivos eletrónicos. No caso da população ativa, aprendizagem, produtividade e competitividade são igualmente variáveis cada vez mais dependentes do digital, obrigando a uma crescente exigência de competências digitais para o exercício de diferentes profissões».

 

Para a Presidente Executiva da Fundação da Juventude «a escola continua a ser um espaço privilegiado para promover a literacia digital. No entanto, é fundamental envolver, não só os estudantes, como também, os professores e motivá-los para o uso de novas ferramentas tecnológicas, as quais constituem importantes ferramentas para o futuro».

 

Criado com o objetivo de combater o fraco nível de competências digitais da População Jovem, potenciando os níveis de Literacia Digital o Projeto MAKE CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO dirige-se a Jovens a frequentar o 1º, 2º e 3º ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, e a Professores e diretores de escolas TEIP da Região Norte. A iniciativa MAKE CODE disponibilizará a alunos e professores um curso de introdução à codificação e à ciência da computação, através da criação e conceção, utilizando o Micro:bit (uma placa de microcontrolador) e Minecraft: Education Edition, ambos parte do ambiente de codificação baseado no bloco MakeCode, da Microsoft.

 

As escolas interessadas devem preencher o Formulário de Inscrição de imediato, para beneficiarem do RoadShow de apresentação do projeto e da formação para os professores e alunos.

 

Promovido pela Fundação da Juventude e Cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu, o projeto conta ainda com a Microsoft como Investidor Social.

Fundação da Juventude promove programa de Literacia Digital para alunos e professores