2024-11-26
No dia 26 de novembro, o Fórum TecMaia recebeu decisores políticos, especialistas em políticas públicas e instituições ligadas ao setor da juventude para a sessão de lançamento do novo Youth Policy Toolkit desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
A Fundação da Juventude participou neste lançamento e foi uma das protagonistas de uma das sessões de trabalho sobre a inclusão jovem no mercado de trabalho.
No auditório do Fórum TecMaia, Monika Queisser, Diretora de Divisão para as Políticas Sociais da OCDE e Gillian Dorner, Diretora para os assuntos de Políticas Públicas, apresentaram o novo Youth Policy Toolkit, baseado nos mais recentes estudos realizados por esta instituição e baseados nas melhoras práticas dos países-membro. Baseado em cinco pilares estruturais, este toolkit apresenta desafios e possíveis soluções para a criação de melhores políticas públicas no âmbito da juventude, em diversas áreas, como saúde física e mental ou integração no mercado de trabalho e empreendedorismo.
Após a apresentação do toolkit, a Presidente Executiva da Fundação da Juventude, Susana Castanheira, foi uma das oradoras convidadas na sessão de trabalho dedicada às perspetivas do mercado de trabalho para os jovens e o empreendedorismo. Nesta sessão, partilhada com especialistas da OCDE, foi possível detalhar o trabalho da Fundação da Juventude nestas áreas, com o trabalho feito em programas como PEJENE, Academias de Formação e o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores em destaque.
Também a sessão de trabalho que analisou a confiança das pessoas jovens no governo e instituições públicas contou a presença da equipa da Fundação da Juventude.
Criada em 1948, a OCDE abrange 38 estados-membros e tem como objetivo, através da análise, estudos e da criação de recomendações, melhorar a eficácia das políticas públicas e económicas.
