O que procura?

Notícias Fundação da Juventude parceira em consórcio de projeto de formação europeu

Fundação da Juventude parceira em consórcio de projeto de formação europeu

2020-06-16

O período de confinamento provocado pela pandemia do Covid-19 não impediu que os parceiros do consórcio internacional do programa europeu Rural Needs & Mobile-Learning continuassem a trabalhar em conjunto. Áustria, Espanha, Itália e Portugal estiveram assim reunidos e apresentam o website deste ambicioso projeto de formação em ambiente rural Europeu www.ruralneeds.eu

 

Assim, por ocasião da segunda reunião transnacional do projeto, e após 8 meses de trabalho conjunto, foi realizada no final de Maio uma reunião virtual entre os parceiros (dias 28 e 29) na qual foram apresentados os primeiros materiais pedagógicos do projeto, nos quais se incluem o Guia, o Manual e as Ações de Treino, materiais que são particularmente relevantes atendendo ao grupo alvo a que se destinam. Na verdade, as áreas rurais são zonas desfavorecidas e que oferecem piores condições de vida às suas populações, que são cada vez mais envelhecidas, e em alguns casos, dependentes, e como tal com maior dificuldade de acesso aos serviços locais.

 

O projeto Rural Needs & Mobile-Learning é um projeto de inovação social que visa contribuir para colmatar estas falhas através de uma nova abordagem de formação móvel para atender às necessidades de qualificação das pessoas que cuidam desta população nas áreas rurais europeias além de simultaneamente gerar mais emprego nessas mesmas regiões.

 

A reunião teve lugar durante dois dias, no primeiro dia finalizou-se a versão definitiva do Guia de Formação de Formadores para o emprego vocacionado para entidade sociais, centros de treino, ONG´s, direções de serviços locais, associações e plataformas relacionadas com a promoção do ambiente rural.

 

E durante o segundo dia, foi apresentada a primeira versão do Manual destinado a pessoas que vivem em ambiente rural e que prestam serviços a idosos, mas sem as necessárias qualificações profissionais em áreas como a saúde e cuidado de pessoas dependentes. Neste grupo alvo destacam-se particularmente população imigrante que vive em áreas rurais, mulheres sem competências digitais e jovens empreendedores que desenvolvam trabalho em serviços de proximidade em áreas rurais.

 

Todo o material de formação desenvolvido será posteriormente complementado com ações de formação online e com sessões presenciais através de uma sala de aula móvel, incluída no projeto, e que irá percorrer várias regiões Europeias de baixa densidade populacional dos 4 países parceiros. Estas sessões estão planeadas acontecer entre o final de 2020 e o verão de 2021. Este itinerário será precedido de uma campanha de divulgação e disseminação do projeto para que os interessados em participar nas sessões possam efetivamente contribuir para a melhoria da qualidade de vida e aumento do emprego em áreas rurais desfavorecidas.

 

O projeto Rural Needs & Mobile-Learning é promovido pelo San Valero Group e financiado pela União Europeia dentro do programa Erasmus Plus, nas suas ações de inovação, e é coordenado por uma das entidades, Seas Estudios Abertos, que no papel de parceiro tecnológico será responsável por proporcionar o treino online em 5 línguas através de um inovador sistema de monitorização e controlo.

 

O consórcio do projeto deseja tornar público o reconhecimento aos profissionais de saúde e prestadores de cuidados de saúde a idosos dependentes que mesmo durante a crise gerada pela pandemia apoiaram todos grupos carenciados e apoiaram o projeto Rural Needs & Mobile-Learning permitindo avançar apesar da distância geográfica.

Fundação da Juventude parceira em consórcio de projeto de formação europeu