O que procura?

Notícias Fundação da Juventude leva jovens cientistas ao maior concurso de ciência da Europa

Fundação da Juventude leva jovens cientistas ao maior concurso de ciência da Europa

2024-09-05

De 9 a 13 de setembro, a cidade polaca de Katowice – Cidade Europeia da Ciência - recebe os melhores jovens cientistas da Europa para a 35.ª edição do EUCYS - EU Contest for Young Scientists. A Fundação da Juventude, responsável pela representação de Portugal neste concurso, leva dois projetos vencedores do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Mostra Nacional de Ciência de 2024.

Ana Francisca Martins, Beatriz Costa Garcia e Inês Fonseca Braz levam para a Polónia uma solução inovadora para o tratamento de infeções bacterianas localizadas (feridas na pele), particularmente relevante no contexto das bactérias resistentes a antibióticos. Skinphage usa um bacteriófago - um vírus capaz de infetar bactérias - numa solução a utilizar em pensos e gazes (por exemplo). No projeto apresentado a concurso, na categoria de Biologia, este grupo de alunas do Colégio Valsassina (Lisboa, com coordenação do professor João Gomes) aplicou o Skinphage para a eliminação de focos de infeção pela bactéria E.Coli. 

Já o projeto Power-2-Sense Glucose, apresentado por Mafalda Pinto, Matilde Pinto e Simone Pinto, do Colégio Luso-Francês (no Porto, coordenadas pela professora Rita Rocha), concorre na categoria de Química e propõe uma alternativa mais sustentável e mais barata do que os atuais métodos de deteção e medição da glicemia. Sendo a diabetes uma doença com alta prevalência nas sociedades industrializadas, o Power-2-Sense Glucose apresenta uma solução eficiente e fiável, composta por um biossensor de papel e que incorpora uma biocélula de combustível - eliminando a necessidade de fontes de energia externas -, capaz de produzir energia na gama dos sub microwatts e num valor diretamente proporcional à glicemia.

Os projetos nacionais são dois dos 94 a concurso na 35.ª edição do EUCYS, que conta com mais de 150 jovens cientistas, com idades entre os 14 e os 20 anos, provenientes de 40 países. Os primeiros lugares recebem um prémio pecuniário de 7000 euros, com 5000 euros e 3500 euros destinados para os restantes lugares do pódio. Há ainda menções honrosas e prémios especiais que contemplam, por exemplo, visitas aos maiores e mais importantes laboratórios na Europa, tal como o CERN.  

Recorde-se que, na edição de 2023, a delegação portuguesa venceu o primeiro prémio com o projeto SPIDER-BACH2. Além dos 7500 euros deste primeiro prémio, Afonso Nunes, Inês Cerqueira e Mário Onofre, foram ainda distinguidos com o Prémio Especial XFEL que garantiu o acesso a uma experiência de uma semana no European XFEL - European X-Ray Free-Electron Laser Facility, em Hamburgo.

Fundação da Juventude leva jovens cientistas ao maior concurso de ciência da Europa