O que procura?

Notícias Fundação da Juventude lança projeto inédito de Literacia Digital nas Escolas – MAKE CODE

Fundação da Juventude lança projeto inédito de Literacia Digital nas Escolas – MAKE CODE

2019-09-20

O MAKE CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO foi criado para combater o fraco nível de competências digitais da População Jovem e aumentar o seu nível de Literacia Digital. O projeto é destinado aos jovens a frequentar o 1º, 2º e 3º ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, e aos professores e diretores das escolas que integram os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da Região Norte.

 

O projeto dá aos professores as ferramentas necessárias para ensinarem aos seus alunos a programar, utilizando a placa de microcontrolador – Micro:bit e Minecraft: Education Edition. Qualquer professor de qualquer disciplina pode participar no projeto mesmo que não tenha conhecimentos de programação.

 

As escolas participantes no MAKE CODE recebem gratuitamente os kits de Micro:bit e Licenças Minecraft: Education Edition para utilização dos alunos e professores envolvidos no projeto. Inclui ainda a organização de Workshops dirigidos aos professores, em Micro:bit e em Minecraft, respetivamente de 6 e 4 horas. Cada professor beneficia posteriormente de apoio à implementação destas tecnologias em sala de aula, em cada uma das suas turmas, num total de 6 horas distribuídas em blocos de 2 horas.

 

O MAKE CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO procura assim promover junto dos alunos e dos professores os conhecimentos básicos associados à codificação e à ciência da computação, através da criação e conceção de produtos digitais, utilizando o Micro:bit (uma placa de microcontrolador) e o Minecraft: Education Edition - ferramentas do bloco Make Code, da Microsoft.

 

O MAKE CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO vem ao encontro das prioridades dos eixos da Inclusão e Educação da Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030) ao estimular e reforçar os domínios da literacia digital e das competências digitais, nas camadas mais jovens da população das escolas que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam.

 

Para a concretização deste projeto inovador, a Fundação da Juventude conta com a colaboração da ATEC – Academia de Formação, que possui consultores/formadores especializados em programação e robótica, que promovem as ações com os professores e apoiam a implementação com os alunos. A avaliação do impacto do projeto será realizada pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), entidade que possui uma experiência significativa de avaliação de projetos e programas.

 

O MAKE CODE é Cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu. O projeto conta ainda com a Microsoft como Investidor Social.

Fundação da Juventude lança projeto inédito de Literacia Digital nas Escolas – MAKE CODE