O que procura?

Notícias Fundação da Juventude ensina programação a quase 5 000 crianças e jovens do Alentejo

Fundação da Juventude ensina programação a quase 5 000 crianças e jovens do Alentejo

2023-05-25

Através do projeto “Programa o Teu Futuro”, a Fundação da Juventude está a formar quase 5 000 crianças e jovens, no Alentejo, em competências de programação.

Esta iniciativa, totalmente gratuita, é um programa de literacia digital inovador e já chegou a vários estudantes e professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, secundário e profissional das escolas de Beja, Évora, Portalegre, entre outros.

Na própria sala de aula, os alunos dos 6 aos 18 anos aprendem conceitos de ciência da computação, de forma lúdica e dinâmica, utilizando o Micro:bit (uma placa de microcontrolador) e um jogo de codificação de iniciação ao mundo da programação.

Este projeto é uma ferramenta para auxiliar, facilitar e desenvolver novas formas de lecionar e de aprender. Inicialmente, é apresentado aos agrupamentos escolares e depois é dada formação aos professores bem como aos alunos, através de sessões de mentoria.

O “Programa o teu Futuro” tem a parceria da Delta e já recebeu o selo INCoDe.2030 por promover as competências digitais da população de forma inclusiva.

Fundação da Juventude ensina programação a quase 5 000 crianças e jovens do Alentejo