O que procura?

Notícias Fundação da Juventude coloca Jovens Cientistas em competição de Ciência no país Basco

Fundação da Juventude coloca Jovens Cientistas em competição de Ciência no país Basco

2017-05-08

Francisco Lopes, João Soares e Tiago Soares são os três jovens cientistas que, através da Fundação da Juventude, irão representar Portugal em mais uma edição da Feira de Ciência Zientzia Azoka que se realiza no próximo dia 06 de maio, em Bilbao. Depois de terem alcançado o 4º lugar na X Mostra Nacional de Ciência, com o projeto “Turismo Matemático”, o grupo de jovens da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, Termas de S. Vicente, prepara-se para dar a conhecer o projeto no país Basco.

 

Segundo os autores do projeto trata-se de um projeto que pretende divulgar uma forma diferente de fazer turismo, o turismo matemático. «A ideia passa por, a partir da seleção de um conjunto de roteiros turísticos, em que a fonte de inspiração é a matemática, potenciar o conhecimento e o aprofundamento de diferentes temáticas da área da matemática. Nesse sentido, não só se sugere locais a visitar, mas apresentam-se os motivos matemáticos associados a essa mesma visita. É uma forma diferente de conhecer e valorizar o nosso legado histórico-cultural e acima de tudo de humanizar e reconhecer a importância cultural da própria matemática», explicam os autores do projeto.

 

Para Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «face ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, a Fundação da Juventude tem vindo a apostar nas mais variadas formas de transferência de conhecimento. Um investimento que se reflete no crescente número de jovens que anualmente participam no Concurso de Jovens Cientistas com o intuito de serem apurados para a Mostra Nacional de Ciência e alcançarem um lugar nos mais prestigiados certames Internacionais, onde Portugal começa a ser presença assídua».

 

Em competição estarão 120 projetos, sendo que os que mais se destacarem poderão vir a participar em Feiras de Ciência nacionais ou internacionais. Em Portugal é a Fundação da Juventude que, anualmente, leva jovens cientistas portugueses a participar nas mais variadas competições internacionais, entre as quais se encontra a Zientzia Azoka.

Fundação da Juventude coloca Jovens Cientistas em competição de Ciência no país Basco