O que procura?

Notícias Fundação da Juventude abre portas para dar a conhecer os melhores projetos expositivos de ’Artes & Talentos 2017’

Fundação da Juventude abre portas para dar a conhecer os melhores projetos expositivos de ’Artes & Talentos 2017’

2017-06-30

Promovido pela Fundação da Juventude, a exposição reúne os trabalhos vencedores da 3ª edição do Concurso “Artes & Talentos 2017” que teve como principal objetivo premiar a criatividade e o talento dos jovens artistas. A concurso estiveram mais de 50 propostas de exposições individuais e coletivas, das áreas da Pintura, Escultura, Fotografia, Gravura, Instalação, Arquitetura e Design, das quais foram selecionados 5 projetos vencedores. A inauguração das exposições selecionadas está marcada para dia 03 de julho, às 17h00 e pode ser vista até dia 02 de agosto, de 2ª feira a sábado, das 10h às 18h. A entrada é livre.

 

Para Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude «o Palácio das Artes é hoje uma referência na área das artes e uma privilegiada montra de talentos em plena cidade do Porto, pelo que é através de iniciativas como o concurso Artes & Talentos que a Fundação da Juventude procura abrir este espaço aos jovens artistas».

 


Concurso “Artes e Talentos 2017” elege os melhores trabalhos:

O 1º Prémio foi atribuído a João Meirinhos que, tendo já viajado por 22 países entre a Europa e a África, reflete na sua obra uma só questão “o que é a liberdade para ti?”

Rebecca Moradalizadeh viu o seu trabalho ser destacado com o 2º lugar. Sob o tema Archive Vivants a jovem artista deixa no ar algumas questões: Como tratar os vestígios da performance art? Como contrariar uma prática de expressão direta, intangível e efémera? Como enaltecer o gesto corpóreo remanescente no espaço?

O projeto “ethereal”, também em exposição e ao qual foi atribuído o 3º lugar é a da autoria de Henrique Frazão e apresenta diferentes espaços na cidade de Lisboa e a sua apropriação pelas pessoas que estavam no local à data, hora, minuto e segundos da fotografia.

O 4º lugar foi atribuído a uma instalação de vídeo e desenho, cuja autoria é atribuída a Helena Ferreira. Trata-se de um projeto que procura fazer convergir a narrativa e a paisagem a partir de um tempo interior que é não-linear, isto é, uma fusão de fragmentos de tempos presentes e ausentes, reais e imaginados que pressupõem a experiência do tempo, sem percurso nem enredo.

Joana Silva, vencedora do 5º Prémio do Concurso Artes & Talentos define a sua proposta artística como um projeto pictórico centrado na temática do simulacro e configurado na relação entre espaço cinematográfico e espaço da pintura, através do qual procura explorar dispositivos cénicos de natureza cinematográfica, de representação do espaço e das figuras como estratégias retóricas da pintura.

 

A atribuição de prémio coube ao júri constituído por Fátima Dias - Secretária Geral da Fundação Millenium bcp, Maura Marvão - Representante da Leiloeira Philips, Carlos Cezanne - Editor da Revista ATTITUDE, Mária de Fátima Lambert - Professora do Ensino Superior e curadora independente, Rodrigo Patrício - Arquiteto e Isabel Lopes Gomes - Realizadora e Curadora. Conheça os projetos vencedores e os artistas em http://www.fjuventude.pt/pt/destaques/1425/exposicao-artes-e-talentos-%E2%80%93-3-edicao.aspx#exposicao

Fundação da Juventude abre portas para dar a conhecer os melhores projetos expositivos de ’Artes & Talentos 2017’