O que procura?

Notícias Fundação da Juventude abre novos cursos de aprendizagem no Porto

Fundação da Juventude abre novos cursos de aprendizagem no Porto

2023-02-23

A Fundação da Juventude acaba de abrir as inscrições para dois cursos de aprendizagem, na Academia de Formação, no Porto. Técnico(a) de Multimédia (Fotografia e Vídeo) e Técnico(a) de Restaurante e Bar são os dois cursos disponíveis em 2023, destinados a jovens entre até 29 anos, com o 9.º ano concluído. Todos os participantes recebem uma bolsa mensal, susbsídio de transporte, de alimentação, bolsa de material de estudo, que pode chegar aos 400 euros por mês,

Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional, dirigidos a jovens, com foco na inserção no mercado de trabalho. Estes cursos permitem obter certificação escolar e profissional - equivale ao 12.º ano de escolaridade e ao nível IV - e o prosseguimento de estudos de nível superior. São, por isso, cada vez mais procurados pelos jovens que pretendam concluir o 12.º ano - escolaridade obrigatória - ao mesmo tempo que "aprendem uma profissão", com estágio garantido e uma elevada taxa de empregabilidade.

No curso de Técnico de Multimédia (Fotografia e Vídeo), os participantes têm oportunidade de conhecer e desenvolver produtos multimédia, captar e tratar imagens, sons e texto, editar conteúdos, programar aplicações multimédia, entre outros. Entre as principais saídas profissionais destacam-se Fotógrafo / Videógrafo, Designer Gráfico, Web Designer, Criador de ambientes virtuais, Animador 2D, Programador de Aplicações Multimédia, entre outros. 

Já no curso de Técnico de Restaurante e Bar, os jovens vão aprender a organizar, preparar e executar o serviço de restaurante/bar, em estabelecimentos de restauração e bebidas, unidades hoteleiras, entre outros. Numa área em forte desenvolvimento por todo o país, as saídas profissionais podem ser Diretor(a) de Restauração, Chef de Sala, Chef de Mesa, Chef de Bar, Empregado(a) de Mesa, entre outros.

Os cursos financiados têm o início previsto a 17 de abril (sujeito a confirmação) e as inscrições estão abertas.
Os cursos destinam-se a jovens até aos 29 anos, com o 9.º ano conclúido e sem a conclusão do ensino secundário. A inscrição e frequência são totalmente gratuitas e podem ser feitas aqui. 

Fundação da Juventude abre novos cursos de aprendizagem no Porto