O que procura?

Notícias Conhecidos os projetos vencedores da Mostra Nacional de Jovens Empreendedores

Conhecidos os projetos vencedores da Mostra Nacional de Jovens Empreendedores

2024-05-28

A Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, organizada pela Fundação da Juventude no Centro de Congressos da Alfândega do Porto chegou ao fim, com a entrega de prémios aos melhores projetos empreendedores em quatro áreas a concurso: empreendedorismo ambiental, sustentabilidade e transição energética, criativo e cultural, tecnológico e social. 

Entre os mais de 300 jovens empreendedores – dos 15 aos 30 anos – com mais de 100 projetos a concurso foram atribuídos prémios monetários, no valor de 6 mil euros, programas de incubação e mentoria em instituições como a UPTEC, ANJE ou PortusPark, e ainda experiências internacionais no âmbito do projeto Erasmus+, dinamizado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação. 

Os prémios monetários, cada um no valor de 1000€, foram entregues ao projeto Willchair, liderado por quatro alunos do Colégio Marista de Carvavelos,  - na área de Empreendedorismo Social. Este projeto irá transformar cadeiras de rodas tradicionais em cadeiras de rodas elétricas, através da implementação de sistemas de motores e armazenamento de energia, revolucionando o acesso a estes equipamento baixando substancialmente - em cerca de metade - o investimento necessário para aceder a uma cadeira de rodas elétrica. 

O prémio para o Empreendedorismo Criativo e Cultural foi atribuído ao projeto IMA, Inventário de Materiais de Apoio, que visa promover uma melhor gestão de recursos de apoio à atividade museológica. 
  
O projeto Junicoders, academia de programação e robótica para crianças proveniente da Faculdade de Economia do Porto e da UPTEC venceu o prémio de Empreendedorismo Tecnológico. 

O prémio na categoria de Empreendedorismo Ambiental, Sustentabilidade e Transição Energética, patrocinado pela Lusoponte, foi para o projeto Hidroqapa, de Madalena Filipe e Frederico Mauritty, do Colégio Valsassina. Recorde-se que este projeto, que consiste na criação de um biofilme impermeabilizante através do recurso ao quitosano existente no desperdício de crustáceos, foi recentemente galardoado com o quarto prémio na categoria de química na maior feira de ciência do mundo, a ISEF, nos Estados Unidos da América. 
 
Houve ainda lugar à atribuição de prémios especiais. O primeiro, atribuído pela EDP e no valor de 1000 euros, foi entregue ao projeto Binbot, de três estudantes do ISEL, e que consiste num ecoponto robotizado, com capacidade de aspiração e armazamento de resíduos. 
 
A multinacional Capgemini atribuiu três prémios especiais, monetários e que contemplam programas de mentoria por quadros da empresa. O primeiro destes prémios distinguiu o projeto 4WHEELS, dos estudantes Rita Soares e João Garcês. O projeto Crowdflow, dos estudantes universitários José Magalhães, João Vieira e Francisco Novo, Duarte Lucas e Francisco Izquierdo, conquistou também um prémio Capgemini pela capacidade de inovação na integração de Inteligência Artificial e sistemas de decisão com recurso a videovigilância (respeitando as normativas RGPD) para gerir e prever afluência de público em diferentes estabelecimentos. 
 
O último projeto distinguido pela Capgemini foi para o projeto Trovador - o robô que planta ávores - das estudantes Marta Bernardino, Beatriz Pedreiro e Eva Bernardino. O Trovador é um robô autónomo de dimensões reduzidas capaz de plantar árvores em todo o tipo de terrenos acidentados e de difícil acesso, através de três tipos diferentes de peças locomotoras. 
  
Foram ainda atribuídos prémios de experiência pela Salvador Caetano, UPTEC, ANJE, PortusPark e Universidade do Porto - Universidade Júnior, numa contagem final de 26 prémios atribuídos.

A lista de todos prémios atribuídos aos projetos vencedores pode ser vista, em breve, aqui.

A Mostra Nacional de Jovens Empreendedores é uma organização da Fundação da Juventude, copromovida pela Câmara Municipal do Porto. Conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e mecenato e parceria da Agência Nacional Erasmus + Educação, Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Águas do Porto, ANJE, Brisa, Capgemini, Conselho Nacional da Juventude, ColorAdd, Delta, Direção Geral da Educação, Direção Geral dos Estabelecimentos de Ensino, EDP, E-Goi, FRUUT, IAPMEI, IEFP, IPDJ, Junior Empresas de Portugal, Lusoponte, Pingo Doce, Politécnico do Porto – StartUp Porto, Porto Space Team, PortusPark, Rise Up UMAIA, Salvador Caetano, Sumol+Compal, TMG Artnectic, Universidade do Porto e UPTEC.

Conhecidos os projetos vencedores da Mostra Nacional de Jovens Empreendedores