O que procura?

Notícias Agência Erasmus+ Juventude em Ação premeia ’Projeto Inspirador’ da Fundação da Juventude

Agência Erasmus+ Juventude em Ação premeia ’Projeto Inspirador’ da Fundação da Juventude

2016-09-27

A Fundação da Juventude viu este ano o seu Projeto “Empowering Youth Potential” ser destacado pela agência que gere a implementação do Programa Erasmus+ Juventude em Ação em Portugal como “Projeto Inspirador Erasmus+ 2016”.

As agências Erasmus+ Educação e Formação e Erasmus+ Juventude em Ação juntaram-se este ano para atribuírem, pela primeira vez em Portugal, prémios às organizações nacionais que se têm destacado com os seus Projetos Inspiradores ou aqueles que constituem um exemplo de Boas Práticas na área da educação e formação.

 

O Programa “Empowering Youth Potential”, da Fundação da Juventude, foi um dos projetos galardoados com o Prémio Projeto Inspirador Erasmus + 2016, distinção atribuída aos projetos que, nas áreas da Educação, Formação e Juventude, se destacam pela sua qualidade e pela capacidade de inspirarem outras organizações, potenciando o impacto do Erasmus+ na vida das entidades promotoras e dos jovens portugueses.

 

A cerimónia que teve lugar no dia 21 de Setembro, na Reitoria da Universidade do Minho, destacou 9 Projetos Inspiradores e 15 Boas Práticas de organizações com projetos apoiados pelas Agências Erasmus+ Juventude em Ação e Erasmus+ Educação e Formação.

 

O projeto “Empowering Youth Potential” da Fundação da Juventude

“Empowering Youth Potential” é um projeto promovido pela Fundação da Juventude através do qual 4 organizações europeias reúnem esforços para apoiar jovens na transição para o mercado de trabalho. A partir de Portugal, a Fundação da Juventude lidera o consórcio do projeto que, financiado pelo Programa Erasmus + Juventude em Ação, tem como parceiros a associação "I am the Best" da Hungria, a Fundación L´Esplai, de Espanha; e a Eurocultura, da Itália.

 

O projeto iniciado em Setembro de 2015, tem a duração de 16 meses e conta com 4 momentos de ação: desenvolvimento de uma plataforma de avaliação de competências e de um virtual Kit de apoio aos jovens que incluirá histórias de sucesso, materiais acessíveis para o desenvolvimento de competências, oportunidades de networking; duas atividades de aprendizagem para 44 jovens que decorreram em Itália e em Espanha; e a conferência final de apresentação de resultados que realizar-se-á dia 28 e 29 de novembro.

 

Segundo Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «o desemprego dos jovens é o problema mais significativo e transversal a todos os jovens da Europa, o que leva a Fundação da Juventude a desenvolver projetos capazes de promover a igualdade de oportunidades, inclusão, competências transversais e educação para o empreendedorismo. O projeto Empowering Youth Potencial não é mais que reunir esforços com outras entidades europeias de modo a promover a transição dos jovens para o mercado de trabalho através de formações e workshops e desenvolvimento de uma plataforma de avaliação de competências».

 

Porto acolhe conferência internacional do Programa “Empowering Youth Potential”

É já no próximo mês de novembro que a Fundação da Juventude reúne no Porto mais de 150 jovens para aparticiparem na conferência internacional que tem lugar no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto. Com vista a potenciar o talento dos jovens este é um encontro que irá abordar questões como o empreendedorismo, educação e inserção social e profissional.

 

À semelhança dos workshops realizados ao longo do projeto, os quais envolveram jovens de Portugal, Espanha, Hungria e Itália, estes são espaços que pretendem promover o desenvolvimento do espírito empreendedor e de competências transversais que segundo os jovens participantes foram fundamentais para desenvolver o «sentido crítico», «alargar horizontes», «trabalhar o espirito de equipa» e «desenvolver o espirito empreendedor».

 

«A conferência internacional do Programa “Empowering Youth Potential” não se cinge apenas à apresentação de resultados. Este será também um espaço onde a Fundação da Juventude pretende replicar as melhores práticas de interação entre jovens através de espaços de workshops e debates, os quais consideramos ser fundamentais para potenciar e desenvolver competências que, quando adquiridas em idade escolar, constituem fatores de diferenciação no mercado de trabalho», acrescenta Ricardo Carvalho.

Agência Erasmus+ Juventude em Ação premeia ’Projeto Inspirador’ da Fundação da Juventude