O que procura?

Concurso Nacional de Jovens Criadores

Concurso Nacional de Jovens Criadores

Concurso Nacional de Jovens Criadores | Nova data para entrega das obras artísticas

 

Em 2018, a Fundação da Juventude organizou pela primeira vez o Concurso Nacional de Jovens Criadores, um programa da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude.

 

A nível nacional, este concurso visa apoiar a criação, produção e difusão de atividades culturais e artísticas, promover o desenvolvimento artístico de jovens criadores nacionais e incentivar a sua participação em atividades culturais e artísticas, no que diz respeito à promoção do gosto pela criação livre e do acesso ao direito à cultura.

 

1ª FASE

Propostas serão submetidas para avaliação de um júri, que conta com várias figuras notáveis da cultura nacional.

2ª FASE

Melhores projetos são selecionados para participar na Mostra de Jovens Criadores e os artistas terão a oportunidade de expor as suas obras num espaço que irá transbordar de arte e cultura.

 

As áreas a concurso são:  Arquitetura, Artes Plásticas, Banda desenhada e Ilustração, Cinema, Dança, Design de Equipamento, Design Gráfico, Escultura, Fotografia, Joalharia, Literatura, Moda, Música, Pintura, Teatro.

 

Candidaturas Abertas até dia 6 de agosto de 2021. Clica aqui para submeteres o teu trabalho!

 

CARTAZ

REGULAMENTO

Para quem

Jovens ou coletivos artísticos de nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional com idade máxima de 30 anos à data de 31/12/2021.

Nos projetos coletivos admitem-se concorrentes até 35 anos à data de 31/12/2021, sempre que a média de idades do grupo não ultrapasse os 30 anos.

Para mais informações, consultar o REGULAMENTO.

Candidaturas

As candidaturas poderão ser apresentadas individualmente ou em equipa, podendo cada equipa ser constituída por um máximo de 3 (três) elementos, todos os quais terão que respeitar o limite de idade acima definido.

Nas categorias de música, teatro e dança as equipas poderão ser constituídas até ao máximo de 10 elementos, sendo que deverão ser escolhidos os 3 elementos representantes do grupo.

Consulta o Regulamento para mais informações relativamente à formalização das candidaturas.

Candidaturas aqui. 

Vantagens de participação
  • Participação num concurso de âmbito nacional em que se notabilizaram personalidades artísticas como Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto e Joana Vasconcelos;
  • Recompensa monetária para os melhores projetos em concurso;
  • Excelente montra para o participante dar a conhecer o seu trabalho e ser contactado para outros trabalhos;
  • Oportunidade de participar em concurso com mais de três décadas de história.

Uma oportunidade única para o participante ganhar notabilidade no mundo cultural, enriquecer o seu CV e construir uma base de contactos para o futuro.

Avaliação do Júri

O júri avaliará os processos de candidatura, segundo os seguintes critérios de avaliação:

  • A forma e o conteúdo da candidatura;
  • A originalidade e inovação do projeto;
  • A proposta tem que prever que a execução e os materiais utilizados garantem as boas condições e durabilidade no período da Mostra, de forma a não requererem manutenção ou vigilância.
Mostra Nacional de Jovens Criadores

A Fundação da Juventude organizará a Mostra Nacional de Jovens Criadores onde os melhores projetos a concurso terão oportunidade de estarem expostos. Data e local anunciados brevemente. 

Prémios

Serão atribuídos cinco prémios a cinco obras/projetos de diferentes áreas no valor de 1.000 euros (mil euros) cada.

Do concurso resultará a seleção de 3 representantes para participarem num evento internacional, a definir pela organização do Concurso.

Entidade Organizadora

Apoios

Contactos

Email: jovenscriadores@fjuventude.pt

Telf.: (+351) 223 393 530