O que procura?

Atividade Projetos

28º Concurso Nacional para Jovens Cientistas

2020-04-17 a 2020-06-05

O Concurso Nacional para Jovens Cientistas é desenvolvido pela Fundação da Juventude desde 1992, tendo como objetivos promover os ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, estimulando o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.

 

Esta edição é organizada pela Fundação da Juventude, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

 

De âmbito nacional, este concurso pretende promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivar o empreendedorismo qualificado e favorecer o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico

 

Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática; Química e Bioeconomia.

 

As candidaturas foram apresentadas até 5 de Junho e foram já selecionados os projetos que irão ser apresentados na 14ª MOSTRA NACIONAL DE CIÊNCIA que este ano, por força dos constrangimentos atuais, será VIRTUAL. Os projetos selecionados podem ser consultados aqui

 

Documentos para Download:

 

28º Concurso Nacional para Jovens Cientistas
Para Quem

Podem participar neste concurso, estudantes a frequentar, em Portugal, o ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.

São admitidos a concurso projetos individuais ou em grupo, com o máximo de 3 elementos.

Os professores coordenadores dos projetos apresentados a Concurso, têm a possibilidade de participar gratuitamente numa ação de formação de curta duração ACD (4 horas), acreditada para progressão na carreira, ao abrigo do artigo 8. Estamos a enveredar esforços para que esta formação tenha lugar on-line.

Como Participar

Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática, Química e Bioeconomia.

 

Na área da Bioeconomia os projetos devem basear-se no uso de materiais biológicos renováveis provenientes de plantas, animais ou micro-organismos, para aplicação nos seguintes domínios: a) Segurança alimentar, nutrição e saúde; b) Produção de materiais não alimentares inovadores.

 

Não são admitidos a concurso trabalhos que envolvam substâncias radioativas, materiais tóxicos e cancerígenos, experiências que impliquem o sofrimento físico ou psicológico de animais vivos, ou a sua morte. Os projetos que envolvam experiências com animais vivos só serão aceites em animais vertebrados e invertebrados não humanos, quando a experimentação não invasiva tiver sido conduzida

 

Os projetos devem ser submetidos eletronicamente até 5 de junho de 2020, através do preenchimento do formulário online. Consulta o guia de apoio para a submissão de candidaturas com sucesso.

 

Cada escola poderá submeter até um máximo de 6 trabalhos.

 

Durante a candidatura os jovens devem preencher o formulário on-line e anexar o projeto de acordo com as seguintes indicações:

  • Identificar claramente a área do estudo;
  • Apresentar um sumário (abstract) de uma página A4 contendo os aspetos mais relevantes do projeto (palavras-chave, objetivos, metodologia, observações e conclusões);
  • Apresentar um relatório escrito com um máximo de 10 páginas A4, em ficheiro pdf. (máximo de 3MB);
  • Os relatórios deverão apresentar a forma de um artigo científico, apresentando a seguinte estrutura 1) introdução/revisão bibliográfica, 2) material e métodos, 3) resultados, 4) Discussão, 5) Referências bibliográficas. . Os relatórios deverão ter em conta aspetos básicos da investigação científica tais como a) colocar e testar uma hipótese; b) utilizar controlos; c) não cair na tentação de extrapolar conclusões que não podem ser inferidas a partir das experiências; d) não apresentar conhecimentos adquiridos na literatura como se fossem descobertas originais.
  • Poderão ainda apresentar anexos como fotografias, desenhos, gráficos e vídeos (máximo de 10MB);
  • Breve descrição do projeto, no máximo de 10 linhas, para incluir no catálogo oficial do CONCURSO NACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES, a qual deve explicar de forma simples e clara, o projeto.

 

O trabalho deverá ser escrito em português. No entanto, os projetos premiados que venham a participar na Final Europeia deste certame devem, até ao dia 7 de Junho, entregar o projeto traduzido para Inglês

Mostra Nacional de Ciência

Estamos a preparar a 14ª MOSTRA NACIONAL DE CIÊNCIA que este ano, por força dos constrangimentos atuais, será VIRTUAL

Prémios

Os prémios principais a atribuir aos alunos dos projetos selecionados são 5 e variam entre os 1.250€ e os 400€.

Serão ainda atribuídos prémios especiais, de acordo com as parcerias estabelecidas.

O concurso prevê ainda a atribuição de um Prémio Especial Professor(a) Coordenador(a) do 1º Prémio, para distinguir empenho e a dedicação no acompanhamento do projeto, valorizando assim a experimentação e a investigação aplicada em processos educativos.

Podem ainda conceder Menções Honrosas, não pecuniárias, aos projetos que manifestamente apresentem índices de inovação e oportunidade relevantes.

Avaliação do Júri

Ciência Viva - Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica, é responsável pela nomeação do júri a quem cabe a tarefa de avaliar e selecionar os projetos. O júri integrará professores e investigadores de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas, para além de representantes da Fundação da Juventude, da Ciência Viva e da Agência Portuguesa do Ambiente.

O júri irá efetuar a avaliação documental dos trabalhos, de acordo com a sua estrutura e apresentação, conteúdo científico, qualidade da experimentação e inovação. Está prevista a realização de entrevistas on-line aos autores dos projetos, processo sobre o qual oportunamente daremos mais informações.

Os prémios são atribuídos por unanimidade, não havendo recurso sobre essa decisão.

Participações Internacionais

Os projetos premiados no Concurso Nacional para Jovens Cientistas podem vir a participar em eventos europeus e mundiais, de acordo com a decisão da Fundação da Juventude e da Ciência Viva. No entanto, o calendário de eventos para 2020 e 2021 não está ainda definido pelo que a esta data não é possível prever as participações, prevendo-se que este ano os eventos sejam, na sua maioria, virtuais.

Organização

Parcerias

O 28º Concurso Nacional para Jovens Cientistas é promovido pela Fundação da Juventude em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e conta com as seguintes parcerias:

Contactos

Susana Chaves

Telf.: (+351) 223 393530
Telm.: (+351) 967 450 612

Email:  schaves@fjuventude.pt