O que procura?

Notícias Mostra Nacional de Jovens Empreendedores dá a conhecer as melhores ideias de negócio

Mostra Nacional de Jovens Empreendedores dá a conhecer as melhores ideias de negócio

2017-05-29

Foi a partir da 1ª Edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores que a Fundação da Juventude selecionou os melhores 50 projetos nacionais que estarão em competição na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores que se realiza de 5 a 7 no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O concurso, destinado a jovens estudantes do Ensino Secundário e Universitário, coloca em competição duas categorias distintas: os melhores projetos desenvolvidos por jovens do Ensino Secundário e Profissional e uma outra categoria que envolve jovens universitários, com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos.

Com vista promover o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores envolve cerca de 140 participantes, orientados por mais de 35 professores de cerca de 40 instituições de ensino.

Durante três dias um painel de jurados compostos por empresários, gestores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo irão avaliar os projetos em exposição. A cada jovem empreendedor será atribuído um espaço próprio onde terá a oportunidade para apresentar o projeto ao júri e ao público em geral que poderá visitar a mostra.

Para os melhores projetos de cada uma das categorias (Ensino Secundário e Ensino Universitário) há prémios no valor total de cerca de 17.000 euros que incluem inscrições num Programa Avançado em Empreendedorismo apoiado pelo Santander Totta (destinados a distinguir os trabalhos com maior potencial do impacto económico) e vales de incubação gratuita nos Ninhos de Empresas do Porto ou Lisboa da StartUP Juventude.

O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores conta com o apoio do Santander Totta, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Brisa.

Toda a informação disponível em  www.fjuventude.pt/jovensempreendedores2017

 

 

 

 

Competição envolve projetos de norte a sul do país

O Porto foi o distrito que mais projetos colocou em concurso (14), seguindo-se Lisboa e Aveiro com 6 projetos, Coimbra e Faro com 5, Braga e Viseu com 2. Os distritos de Castelo Branco, Bragança, Guarda, Portalegre e Vila também participam com um projeto, assim como a ilha de S. Miguel, nos Açores.

Com destaque para o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores procura distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens, estimulando a capacidade analítica, o espírito crítico, a capacidade de expressão e de argumentação e a criatividade em contexto de deteção de oportunidades de negócios. Assim, é através deste tipo de iniciativas e da criação de parcerias estratégicas, como as estabelecidas com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I. P., o IPDJ – Instituto Português da Juventude e do Desporto I.P., IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Câmara Municipal do Porto, que a Fundação da Juventude procura potenciar o contacto dos Jovens com o “mundo real”, preparando-os para uma melhor integração no mercado de trabalho.

 

 

Com entrada livre, a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores está aberta ao público nos seguintes horários:

Dia 5 e 6 de Junho: 10h às 18h30

Dia 7 de Junho: 10h às 16h30

Mostra Nacional de Jovens Empreendedores dá a conhecer as melhores ideias de negócio