O que procura?

Notícias Jovens Cientistas representam Portugal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Jovens Cientistas representam Portugal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

2016-10-18

Jovens Cientistas representam Portugal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

É já no próximo dia 24 que tem início mais uma edição Mostratec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia que se realiza até dia 28 de outubro, em Novo Hamburgo, no Brasil. Promovido pela Fundação Liberato, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia conta, este ano, com a participação de cerca de 650 projetos do Brasil e de vários países, entre os quais se encontra Portugal.

 

A representar Portugal estará a dupla de jovens Portugueses que se destacou na 10ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de Maio, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com o projeto intitulado "sistema ativo de bio controlo e eliminação da vespa velutina".

 

Desenvolvido por Francisca Ribeiro da Costa e Milena Pereira, ambas alunas da Escola Secundária Dona Maria II, de Braga «o projeto pretende criar um inovador e eficaz sistema de captura e eliminação das vespas velutinas, de forma a impedir a propagação da espécie e controlar os desequilíbrios que provocam no ecossistema». Segundo os jovens investigadores «são cada vez mais recorrentes os ataques das vespas asiáticas às colmeias por todo o país, sobretudo na região Norte. Numa época em que as abelhas estão em declínio em todo o mundo, a vespa asiática veio aumentar a velocidade a que estes incestos polinizadores vão desaparecendo. O declínio tem implicações económicas e implicações no meio ambiente.»

 

Para Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «face ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, a Fundação da Juventude tem vindo a apostar na promoção de áreas relacionadas com I&D, como forma de promover o empreendedorismo e a transferência de conhecimento. Um investimento que se reflete no crescente número de jovens que, anualmente, participam no Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores com o intuito de serem apurados para a Mostra Nacional de Ciência e alcançarem um lugar nos mais prestigiados certames Internacionais, onde Portugal se começa a destacar».

 

 

Mostra Nacional de Ciência: Uma das maiores a nível Europeu

A Mostra Nacional de Ciência, que assinala este ano a sua 10ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como sejam a Final Europeia, a MOSTARTEC - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia ou a Intel ISEF.

 

Mais informação disponível em http://www.fjuventude.pt/pt/menu/121/mostra-nacional-de-ciencia.aspx (Mostra Nacional de Ciência) e em http://www.mostratec.com.br/pt-br/mostratec/sobre-a-mostratec

Jovens Cientistas representam Portugal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia