O que procura?

Notícias GERA TALENTOS lança Programa de Realização de Talento de Elevado Potencial

GERA TALENTOS lança Programa de Realização de Talento de Elevado Potencial

2019-02-01

“Inteligência Artificial” é o mote desta 8ª edição da Swiss Talent Forum que reúne jovens estudantes de toda a Europa para participar em palestras, workshops e responder a desafios colocados pelo Fórum.

A inteligência artificial é talvez um dos avanços tecnológicos mais significativos do futuro e muitas das atividades do quotidiano são apoiadas por máquinas e processos. Quer com implicações positivas ou negativas está destinada a ser revolucionária para a humanidade, exigindo algumas mudanças drásticas.

Este ano serão colocados desafios desta ampla temática aos jovens do STF, para que estes encontrem as melhores soluções. A propriedade intelectual de robôs criativos, casas inteligentes, os princípios éticos a liberdade de expressão e de privacidade com a inteligência artificial, são alguns dos desafios que serão colocados.

Aos jovens é pedido que respondam de forma inovadora e criativa, dando a melhor das soluções para cada um dos desafios.

Como explica a organização da STF «o objetivo deste encontro é reunir estudantes de toda a Europa para debater o futuro da Inteligência Artificial. Ao criar um espaço de interação e debate estamos a contribuir para o desenvolvimento de novas soluções. Nesse sentido, o STF coloca estudantes entre os decisores, especialistas, pesquisadores e gestores para debater um futuro apoiado pela inteligência artificial».

 

 

Jovens Cientistas respondem a 5 desafios colocados por empresas:

 

Desafio 1: Desafio de Propriedade Intelectual da Inteligência Artificial – Robôs Criativos

A inteligência artificial tem sido dominada pela criatividade e já existem robôs que criam artes (o próximo Rembrandt) e inventam medicamentos (os “cientistas” de robôs conduzem as próprias experiências para combater doenças). Os robôs poderão ser os donos das ideias?

A propriedade industrial é considerada um motor fundamental de qualquer economia moderna contudo o pensamento jurídico atual precisa de um intelecto humano para contribuir para criar algo a fim de dizer legalmente que isso é uma invenção. Mas e se os futuros robôs criarem e descobrirem sem a ajuda do seu proprietário? Outras questões que se levantam imediatamente a esta, poderão os proprietários de robôs reivindicar direitos sobre a descoberta do robô? Atribuir direitos de IP a robôs faz sentido? E se um robô e uma pessoa fizerem a mesma invenção? Quem é responsável quando a IA infringe uma patente existente?

 

Desafio 2: Desafio de condução autónoma

A tecnologia dos carros autónomos tem recebido ampla atenção sobre os benefícios esperados na segurança e eficiências das estradas assim como levará ao aumento da mobilidade para pessoas com deficiência.

Como é que podemos testar e certificar veículos autónomos? Estes veículos contam para a realização de tarefas como a deteção e reconhecimento sobre o ambiente ao redor. Serão eles capazes de lidar com situações imprevisíveis e atípicas?

A certificação de um veículo destes é complicada porque o processo necessita de ser inovador, eficiente e eficaz e assim como confiável e tem de funcionar em todas as plataformas, com diferentes software e hardware.

 

Desafio 3: Desafio éticos da Inteligência Artificial - Liberdade de Expressão

Liberdade de expressão é um valor fundamental nas democracias. No entanto, o respeito pela liberdade de expressão é um estado “antinatural” para a sociedade.

Interações sociais, trocas de informações e eventos culturais em plataformas de internet como Facebook, Twitter ou YouTube testam estes limites. Nesse sentido, como é que se pode construir uma inteligência artificial para operar e respeitar a nossa compreensão da liberdade de expressão?

 

Desafio 4: Desafio de Partilha de Dados da Inteligência Artificial - Garantir a privacidade

As técnicas de Inteligência Artificial podem ajudar a extrair novos insights importantes de grandes conjuntos de dados. Contudo estes dados não são partilhados por questões organizacionais e de privacidade. Como é que será possível preservar a privacidade das informações confidenciais?

Dado o enorme potencial que as aplicações das modernas técnicas de IA podem nos trazer quando aplicadas a conjuntos de dados não partilhados, é importante encontrar estruturas técnicas e organizacionais que possibilitem o compartilhamento e a proteção simultânea da privacidade dos indivíduos.

 

Desafio 5: Desafio da Inteligência Artificial nas Redes Sociais

Nos últimos anos, a inteligência artificial integrou-se em diversos aspetos da nossa vida, nas casas, no trabalho e no bolso. Em simultâneo a realidade virtual deixou de ser utilizado apenas em jogos e estará presente na próxima geração de dispositivos de computação.

Como é que a inteligência artificial irá moldar as relações e as redes sociais do futuro? Que novas oportunidades serão criadas para nos conectarmos? Com o decorrer destas mudanças quais serão os riscos e, mais importante, como podemos mitigá-los?

 

Nesta 8ª edição do International Swiss Talent Forum Portugal estará representado por João Dinis Álvares e Raquel Moreira, alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas Dona Maria II, em Braga. Estes dois jovens cientistas obtiveram na 12ª Mostra Nacional de Ciência em 2018, o 4º lugar com o projeto intitulado “Estudo de padrões de correlação em sinais de ondas gravitacionais e GRB's (Gamma-Ray Bursts)”, na área da Física. Representaram Portugal na Final Europeia do Concurso Europeu para Jovens Cientistas (EUCYS 2018), em Setembro último, em Dublin, na Irlanda.

 

Anualmente, a Fundação da Juventude organiza, em Portugal, o Concurso para Jovens Cientistas e a Mostra Nacional de Ciência. Através da participação nestes eventos os jovens portugueses têm a possibilidade de ser premiados e selecionados para representar Portugal em eventos internacionais de grande interesse.

GERA TALENTOS lança Programa de Realização de Talento de Elevado Potencial