O que procura?

Notícias Fundação da Juventude leva representação Portuguesa ao Internacional Swiss Talent Forum 2020

Fundação da Juventude leva representação Portuguesa ao Internacional Swiss Talent Forum 2020

2020-02-04

“World Food System” é o mote da 9ª edição do International Swiss Talent Forum que se realiza entre 5 e 8 de Fevereiro em Nottwil, na Suíça, e que irá reunir 70 jovens estudantes de toda a Europa para participarem num extenso programa de palestras, workshops e iniciativas para reflexão sobre o tema do Fórum.

 

“Os alimentos são essenciais à vida. No entanto, muitos habitantes da Terra lutam há muito tempo para se alimentar. À medida que a população humana contínua a aumentar, alteramos o ambiente para atender às nossas necessidades, complicando a capacidade de produzir alimentos para atender a três objetivos principais: garantir a saúde humana, assegurar a sustentabilidade ambiental e preservar ou criar bem-estar social. Criar Alimentos sustentáveis e saudáveis para toda a população é, sem dúvida, um dos maiores desafios do século XXI”.

 

É esta a proposta de reflexão apresentada pelo Fórum deste ano e que irá reunir os jovens participantes no International Swiss Talent Forum para que em conjunto possam propor um sistema mais evoluído, pois é nossa obrigação colocar este tema na agenda mundial. Aos jovens serão pedidas respostas inovadoras e criativas.

 

Como explica a organização do International Swiss Talent Forum «o objetivo deste encontro é reunir estudantes de toda a Europa para debater o futuro da World Food. Ao criar um espaço de interação e debate estamos a contribuir para o desenvolvimento de novas soluções. Nesse sentido, o International Swiss Talent Forum coloca estudantes entre os decisores, especialistas, pesquisadores e gestores para debater um futuro da alimentação e nutrição, a nível mundial».

 

Portugal estará representado por Berke Santos e Tomás Carneiro, alunos do 12º ano do Colégio Valsassina, em Lisboa, dois jovens cientistas que obtiveram na 13ª Mostra Nacional de Ciência em 2019, o 2º lugar com o projeto intitulado “Microtoxinas: Um Macroproblema”, na área da Química. Representaram Portugal na Final Europeia do Concurso Europeu para Jovens Cientistas (EUCYS 2019), em Setembro último, em Sophia, na Bulgária e irão agora, através da Fundação da Juventude, participar neste encontro. Os Jovens partem hoje de Lisboa pelas 14h.

 

O International Swiss Talent Forum organiza grupos de trabalho temáticos, o Berke vai participar no grupo de trabalho subordinado ao tema “Systems with Organic Agriculture” e o Tomás no “Food Waste/Food Loss”. A expectativa destes jovens é grande por representarem Portugal num Fórum de reflexão tão importante. Segundo o Berke e o Tomás «Estamos bastante empolgados em voltar a representar Portugal em outro evento internacional. Para além da honra de representar o nosso país, estamos cientes da importância da temática em causa e, por essa razão, esperamos poder contribuir com as nossas próprias ideias, como também ouvir perspetivas diferentes de outras pessoas, que conhecem realidades distintas das nossas».

 

Anualmente, a Fundação da Juventude organiza, em Portugal, o Concurso Nacional para Jovens Cientistas e a Mostra Nacional de Ciência. Através da participação nestes eventos os jovens portugueses têm a possibilidade de ser premiados e selecionados para representar Portugal em eventos internacionais de grande interesse.  As inscrições para a edição de 2020 do Concurso Nacional para Jovens Cientistas já estão abertas e são histórias de sucesso como a do Berke e do Tomás que fazem com que a Fundação da Juventude ambicione fazer melhor em cada edição deste grande evento anual.

 

Fundação da Juventude leva representação Portuguesa ao Internacional  Swiss Talent Forum 2020