O que procura?

Notícias Fundação da Juventude leva Jovens Cientistas a competições internacionais

Fundação da Juventude leva Jovens Cientistas a competições internacionais

2019-07-18

Fundação da Juventude leva Jovens Cientistas a competições internacionais

 

São cinco os jovens cientistas portugueses que, através da Fundação da Juventude, terão a oportunidade de dar a conhecer os seus projetos nacionais além fronteiras.
Partilhar experiências, fortalecer valores e tradições, construir uma maior integração regional e melhorar as competências a nível de investigação são também objetivos destas duas iniciativas.

 

MACAU | 20 a 26 JULHO
34º Edição do China Adolescents Science and Techonolgy Innovation Contest (CASTIC)

É com o projecto “Mercúrio na ria de Aveiro: quais os impactos e possíveis soluções?” que Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria João Marcelino estarão em competição no CASTIC, de 20 a 26 de julho, em Macau.

Este projecto de investigação na área da biologia, destacou-se na 13ª Mostra Nacional de Ciência promovida pela Fundação da Juventude. Desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro, o projecto pretende avaliar o impacto e as possíveis soluções dos níveis elevados de mercúrio verificados na ria de Aveiro.

Com as jovens cientistas portuguesas estarão outros 588 jovens de 56 países e regiões que também participarão nesta competição onde irão partilhar experiências e conhecimento.

O CASTIC é uma iniciativa organizada para estudantes amantes da ciência, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos. Este concurso é um dos mais prestigiados e um dos maiores concursos para jovens cientistas de todas as partes do mundo. Tem como objetivo fortalecer valores e tradições compartilhadas para a construção de uma integração regional.

 

ALPES SUIÇOS | 20 a 27 JULHO
30ª Semana Internacional de Investigação sobre a Vida Selvagem

Foi também na Mostra Nacional de Ciência que a Fundação da Juventude apurou Bernardo Pinto e Ana Domingues para participarem na 30ª Semana Internacional de Investigação sobre a Vida Selvagem. 
Os dois jovens cientistas destacaram-se com o projecto “Dinâmica populacional de uma espécie invasora no Baixo Vouga Lagunar: o caso do Procambarus clarkii”, realizado na área científica de Biologia.

Os jovens estudantes do 11º ano do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Aveiro, com 17 e 16 anos respetivamente, foram a dupla escolhida para representar Portugal ao participar no projeto “International Wildlife Research Week”.

Anualmente organizada pela Fundação Swiss Youth in Science, a Semana Internacional de Investigação sobre a Vida Selvagem oferece aos jovens de toda a Europa a oportunidade de descobrir a vida selvagem alpina.

No decorrer da semana, os jovens vão realizar os seus próprios estudos científicos, quer sobre a ecologia e comportamento de espécies animais ou vegetais selecionados. O objetivo é, não só conhecer o habitat alpino, a vegetação e os animais selvagens, mas também melhorar as competências a nível de investigação, através de “trabalho de campo”.

Fundação da Juventude leva Jovens Cientistas a competições internacionais