O que procura?

Notícias Fundação da Juventude lança desafio a jovens cientistas

Fundação da Juventude lança desafio a jovens cientistas

2020-02-10

28º edição do Concurso Jovens Cientistas

Dirigido a todos os jovens que, em ambiente escolar, desenvolvem projetos de investigação, o Concurso Jovens Cientistas tem como objetivos: promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivar o empreendedorismo qualificado e favorecer o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico e promover os ideais de cooperação e intercâmbio - nacional e internacional - entre jovens cientistas e investigadores para estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação, Inovação e Empreendedorismo.

 

É um projeto de âmbito nacional dirigido a todos os estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos promovendo a realização de projetos científicos inovadores em contexto escolar.

 

Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática; Química e Bioeconomia.

 

O Concurso para Jovens Cientistas é desenvolvido pela Fundação da Juventude, em parceria com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e conta com o apoio do Município do Porto.

 

A Ciência Viva é responsável pela organização do júri do concurso, reúne um vasto painel de professores e investigadores de reconhecido mérito nas diferentes áreas científicas e elege os 100 melhores projetos que vão participar na 14ª Mostra Nacional de Ciência, a realizar-se de 28 a 30 de Maio no Centro de Congresso da Alfândega do Porto.

 

As candidaturas podem ser submetidas até 17 de Abril em www.fjuventude.pt. Nesta edição, haverá prémios para os vencedores, mas principalmente a oportunidade de representar Portugal em prestigiados concursos internacionais como forma de dar visibilidade internacional ao talento da dos jovens portugueses.

 

A Ciência e Tecnologia é atualmente uma das áreas mais importantes na empregabilidade, por essa razão o Concurso Nacional para Jovens Cientistas é uma referência na história da Fundação da Juventude pelo seu pioneirismo e que desde sempre tem tido muita visibilidade e adesão, ao longo das suas 27 edições já recebeu mais de 1.800 projetos tendo participado 4.400 jovens, 1.200 professores e 1.000 Escolas tendo garantido uma presença internacional a mais de 250 Jovens com diversos prémios internacionais onde se destacam recentemente: 1º lugar na categoria de projetos internacionais na CASTIC (China, 2019)  e 2º lugar na mesma categoria na MOSTRATEC (Brasil, 2019).

Fundação da Juventude lança desafio a jovens cientistas