O que procura?

Notícias Fundação da Juventude lança desafio a jovens cientistas

Fundação da Juventude lança desafio a jovens cientistas

2019-03-11

Dirigido a todos os jovens que, em ambiente escolar, desenvolvem projectos de investigação, o Concurso Jovens Cientistas tem como objectivo promover os ideais da cooperação entre jovens cientistas e estimular o aparecimento de talentos nas áreas da ciência, tecnologia, investigação, inovação e empreendedorismo.

 

O Concurso para Jovens Cientistas é desenvolvido pela Fundação da Juventude, em parceria com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica, tem como objetivos promover os ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, estimulando o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação, Inovação e empreendedorismo. De âmbito nacional, o Concurso pretende promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas, incentivar o empreendedorismo qualificado e favorecer o aproveitamento económico do conhecimento científico e tecnológico. Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática; Química e Bioeconomia.

 

A Ciência Viva, co-organizadora desta iniciativa, reunirá um vasto quadro de professores e investigadores de reconhecido mérito nas diferentes áreas científicas, que serão responsáveis por eleger os 100 melhores projetos para participar na 13ª Mostra Nacional de Ciência, a realizar-se de 30 de Maio a 1 de Junho no Centro de Congresso da Alfândega do Porto.

 

As candidaturas podem ser submetidas até 23 de Abril em www.fjuventude.pt. Nesta edição, para os vencedores há mais prémios e mais oportunidades de representar Portugal em prestigiadas competições internacionais.

 

A 27ª edição do Concurso para Jovens Cientistas, está integrada no Projeto Gera Talentos, financiado pelo COMPETE, um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude, que visa fomentar, reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens cientistas e empreendedores.

Este Concurso conta ainda com as parcerias da Fundação Calouste Gulbenkian, Astrazeneca, Porto Editora, Bial, Lipor, Intel. E como media partner o P3.

Fundação da Juventude lança desafio a jovens cientistas