O que procura?

Notícias Fundação da Juventude e Câmara Municipal do Porto apostam na formação para o empreendedorismo

Fundação da Juventude e Câmara Municipal do Porto apostam na formação para o empreendedorismo

2017-01-06

EMPREENDE JOVEM constitui uma estratégia de formação e educação para o empreendedorismo, a partir do qual a Fundação da Juventude e a Câmara Municipal do Porto se juntam, para desenvolver um conjunto de iniciativas continuadas que visam a promoção de uma cultura empreendedora junto dos jovens, afirmando o Porto como cidade de referência no Empreendedorismo Jovem.

 

Destinado a Jovens, residentes e/ou a estudar no Porto, o programa EMPREENDE JOVEM é destinado aqueles que pretendam melhorar as suas competências empreendedoras ou dinamizar uma ideia de negócio na cidade do Porto.

 

Com uma estratégia focada na formação e educação para o empreendedorismo jovem, este é um programa que assenta num conjunto de iniciativas focadas na promoção de uma maior cultura para o empreendedorismo e as quais podem ser acompanhadas através da plataforma www.empreendejovem.pt

 

MOVE YOUR WAY @ PORTO: Programa baseado num Roteiro Local do Empreendedorismo que envolve sessões de capacitação presenciais nas escolas e universidades, com o intuito de difundir o desenvolvimento do espírito de iniciativa e a motivação pelo empreendedorismo, assim como o desenvolvimento de competências empreendedoras.

 

JOVEM EMPREENDE @ PORTO: Concurso de ideias através do qual Jovens do Ensino Secundário, Profissional e Universitário têm oportunidade de transformar uma ideia num negócio. O objetivo passa por incentivar os jovens a apresentar projetos inovadores, elegendo como áreas de referência o Empreendedorismo Criativo e Social. A formalização das candidaturas deve ser efetuada até maio, através da Plataforma Empreende Jovem.

 

PROGRAMA ELEVA @ PORTO: Programa de formação e mentoring para jovens licenciados desempregados, residentes na cidade do Porto. O Programa Eleva @Porto destina-se a promover a geração de novas ideias, a criação de novos negócios e novas organizações, a gestão da inovação dentro de uma organização e a promoção do emprego e do autoemprego.

 

Segundo Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude «a implementação deste programa de promoção do emprego e empreendedorismo jovem tem como objeto prosseguir a missão da Fundação que se consubstancia na formação e inserção de jovens na vida adulta e profissional em especial através do fomento e difusão de projetos e atividades formativas complementares na área da educação não formal, do empreendedorismo jovem, da empregabilidade juvenil e do desenvolvimento de competências dos jovens em geral, nomeadamente através do papel desempenhado pela Fundação ao nível de projetos e de atividades com enfoque local e que visem uma melhoria significativa de integração social dos jovens em geral, e em especial dos jovens com menos oportunidades.»

 

Porto quer-se afirmar como Cidade Jovem Empreendedora de referência a nível nacional

A cidade do Porto vive hoje tempos de recuperação económica a qual passa por uma grande aposta na inovação, formação e na capacitação das novas gerações. A instalação de empresas da área tecnológica e a dinâmica da academia do Porto, em particular da Universidade do Porto, têm permitido que a cidade diversifique a sua economia.

Segundo Guilhermina Rego, Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, «os jovens constituem um fator essencial no desenvolvimento de uma cidade e no desenho do futuro da mesma, razão pela qual a Câmara Municipal do Porto dinamiza este programa em colaboração com a Fundação da Juventude, no sentido de lhes dar ferramentas que procuram responder às suas necessidades e anseios e com a ambição de lhes dar melhores condições para empreenderem.»

Fundação da Juventude e Câmara Municipal do Porto apostam na formação para o empreendedorismo