O que procura?

Notícias A(gentes) M - Agentes de Mudança

A(gentes) M - Agentes de Mudança

2017-12-18

Reunião preparatória realizou-se dia 18 de dezembro, em Santa Maria da Feira

Realizou-se dia 18 de Dezembro, no Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a reunião preparatória do projeto “A(gentes) M” - “Agentes de Mudança”. Para a reunião foram seleccionados 8 jovens, com características de liderança e de participação cívica e política, que farão parte do grupo motor de jovens do projeto e que serão os impulsionadores de metodologias e ideias a mudança social.

O projeto A(gentes)M – Agentes de Mudança, promovido pela Fundação da Juventude em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem como objetivo a promoção de comportamentos de cidadania ativa, a inclusão social e a solidariedade entre os jovens; e a discussão de temas prioritários entre os decisores políticos com vista a obter resultados úteis que sirvam a política da juventude a nível nacional e europeu.

O projeto desenvolver-se-à em dois momentos principais:

1- Implementação de um programa de cidadania ativa junto dos jovens portugueses que frequentam o 3º ciclo do Ensino Básico e ensino secundário de escolas públicas. Esta atividade do projeto será realizada na forma de 2 fóruns de auscultação de jovens e actividades de Skill-building ; e de 3 sessões de trabalho com jovens e decisores políticos que trabalharão conceitos do dominio da cidadania e da inclusão social, a capacitação dos jovens e a criação de redes de partilha e cooperação. Estas sessões realizar-se-ão 1 vez por mês a partir de Fevereiro de 2018.

2- Jornadas da Juventude: Cidadania Global - Jovens e o Mundo, com a duração de 3 dias, a realizar em Outubro de 2018. Apresentação dos resultados obtidos no âmbito do projeto de cidadania ativa, numa base de partilha local e nacional. Os decisores políticos serão convidados a partilhar a sua experiência no âmbito de projetos que dinamizam nos seus territórios, bem como outras entidades e projectos locais e nacionais. Espera-se a participação de 180 jovens, a nível nacional.

O “A(gentes)M” é apoiado pelo programa Erasmus+, Juventude em Ação.

A(gentes) M  - Agentes de Mudança