Fundação da Juventude

CreativeMornings Porto - 26 de setembro

26/09/2014

Cartaz CreativeMornings Porto - 26 de setembro

O tema que molda o mês de setembro é COLOR, um tributo ao arco-íris do mundo das Criative Mornings, onde cada capítulo / cidade se apresenta com uma cor diferente. 

A edição de setembro será, excecionalmente, na Casa do Vinho Verde, das 8h30 às 10h00. 

Evento gratuito com inscrição prévia em:

www.creativemornings.com/talks/miguel-neiva

 

 

Orador (Miguel Neiva):

Miguel NeivaDesigner de Comunicação, Mestrado em Design e Marketing, Fellow Ashoka. Criou o ColorADD. Sistema de identificação de cores para daltónicos, um código pioneiro, universal e inclusivo que permite a inclusão de cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Desde 2008 que está totalmente dedicado à implementação mundial deste sistema de comunicação inclusivo - considerado pela revista GALILEU, da editora Globo, Brasil, como uma dos "40 ideias para melhorar o mundo". O ColorADD está já a ser implementado por diversas instituições dos diferentes setores económicos da sociedade.

Reconhecido pela Presidência da Assembleia da República Portuguesa com a medalha de ouro comemorativa do "50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos", em 2012, e pelo Presidente da Câmara da Municipal do Porto com o Medalha de Mérito Municipal – grau Prata. Convidado para diversos eventos/seminários/congressos nacionais e internacionais.

Criou em 2011 uma ONG, ColorADD social, para assegurar que o ColorADD possa ser utilizado na educação, livre de custos, permitindo assim a inclusão de crianças daltónicas, sem discriminação por um mundo mais acessível e inclusivo um Mundo melhor para Todos!!!

 

Sobre o ColorADD:

ColorADD – sistema de identificação de cores, desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas através de simbólos gráficos, o código assenta num processo de associação lógica e de fácil memorização. O conceito de adição das cores permite ao daltónico atráves do conhecimento adquirido, relacionar os simbolos - identificando as cores que representam, pela conjugação de formas associadas às combinações cromáticas elementares. O branco e o preto surgem para orientar as tonalidades claras e escuras.

De uma forma simples e através de um “jogo mental” e de fácil memorização, consegue-se a correta identificação da cor para indivíduos que não a conseguem diferenciar.

Hoje, o ColorADD transmite utilidade e responsabilidade a produtos e serviços enquanto facilita a integração social de pessoas daltónicas, incluindo e promovendo iguais acessibilidades para todos. São diversas as áreas onde o ColorADD já está implementado tal como, Transportes, Educação, Vestuário, Autarquias, Saúde, etc.

Estima-se que existam 350 milhões de daltónicos no Mundo.

A cor deve ser para TODOS!

 

 

 

Para saberes mais sobre as CreativeMornings Porto:

www.fjuventude.pt/pt/610/creativemornings.aspx

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter