Fundação da Juventude

Programa de Estágios da Fundação da Juventude abre candidaturas para Empresas

24/03/2020

O Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas - PEJENE - já mobilizou mais de 3.500 jovens e 1.800 empresas.

Programa de Estágios da Fundação da Juventude abre candidaturas para Empresas

De âmbito nacional, o PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas - é um programa de estágios criado pela Fundação da Juventude para dar resposta às necessidades de aprendizagem dos jovens a frequentar o Ensino Superior, contribuindo para a melhoria do seu desempenho de tarefas de caráter profissional e para o aumento de conhecimentos em contexto real de trabalho.

 

O PEJENE, que vai na sua 28ª edição, destina-se aos jovens a frequentar o penúltimo ou último ano de qualquer curso do ensino superior público, privado e cooperativo (CTeSP – cursos técnicos superiores profissionais, licenciatura, mestrado, mestrado integrado ou pós-graduação). A edição deste ano tem a novidade de se estender ao longo de dois ou três meses, de Julho a Dezembro. É um programa que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).  

 

A primeira fase do PEJENE arranca com as empresas e entidades de acolhimento interessadas em receber estagiários e que poderão submeter as suas candidaturas até 30 de abril. As candidaturas, que este ano estão disponíveis para todas as áreas de atividade, podem ser efetuadas através da plataforma disponibilizada pela Fundação da Juventude onde, após avaliação dos requisitos das empresas e entidades de acolhimento, a Fundação da Juventude divulga a lista de vagas para estágios, iniciando-se assim as candidaturas para os jovens estudantes.

 

A segunda fase do PEJENE arranca assim a 05 de maio com a abertura das inscrições para os jovens estudantes que pretendam candidatar-se a um dos estágios disponibilizados pelas empresas em http://www.fjuventude.pt/pejene2020.

 

O PEJENE enquadra-se num dos vetores estratégicos de atuação da Fundação da Juventude – Emprego e Empreendedorismo - e constitui um importante fator de enriquecimento curricular assim como aquisição de experiência, reforçando a capacitação dos jovens para os desafios do contexto real de trabalho.

 

Este programa tem vindo a responder com muito sucesso, desde 1993, às necessidades dos jovens que se encontram a finalizar o ensino superior, permitindo desempenhar tarefas de caráter profissional, e aumentar os seus conhecimentos em contexto real de trabalho antecipando o que as tendências mundiais e o futuro do mercado de trabalho. Por essa razão, constitui um programa central no contexto da Missão da Fundação da Juventude de realizar e/ou apoiar projetos, atividades e iniciativas destinadas a promover a integração dos jovens na vida ativa e profissional.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter