Fundação da Juventude

Fundação da Juventude cria grupo de jovens cientistas Alumni

21/05/2018

Fundação da Juventude cria grupo de jovens cientistas Alumni

Passados 25 anos do Concurso Jovens Cientistas e 11 anos da Mostra Nacional de Ciência, a Fundação da Juventude, com o apoio da Ciência Viva avança com a criação do JC Alumni, um grupo que reúne os jovens cientistas que participaram nas anteriores edições do Concurso para Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência. O lançamento do grupo JC Alumni ocorrerá durante a 12ª Mostra Nacional de Ciência que se realiza de 31 de maio a 2 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.

 

Criado com o objetivo de partilhar o testemunho de como a participação neste tipo de iniciativas pode influenciar o rumo da vida pessoal e profissional dos jovens que nelas participam, este é um grupo que procura contribuir para um maior enriquecimento, conhecimento, cultura e motivação dos Jovens Cientistas em geral.

 

O grupo JC Alumni vai ser lançado oficialmente durante a 12ª Mostra Nacional de Ciência, no dia 1 de junho, às 18h00, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.

 

Concurso para Jovens Cientistas: A estabelecer pontes há mais de 25 anos

 

O Concurso para Jovens Cientistas, que este ano assinala este ano a 26ª Edição, é desenvolvido pela Fundação da Juventude desde 1992, com os objetivos promover os ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas,  estimulando o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.

Em 2007, como forma de responder ao crescente número de participações, foi criada a Mostra Nacional de Ciência que coloca a concurso os melhores 100 projetos selecionados a partir do Concurso para Jovens Cientistas. É a partir da Mostra Nacional de Ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso para Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como sejam a Final Europeia, a Intel ISEF ou a Semana de Investigação sobre Animais Selvagens, a MOSTARTEC - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, o Certame Zientzia Azoka e a CASTIC - China Adolescents Science and Technology Innovation Contest.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter