Junho é o mês da Iª edição do Festival Jovem da Lusofonia, que se realiza na cidade de Aveiro de 4 a 30 de Junho.
O que é?
O FJ2012 é um sinal da nossa perseverança, do nosso acreditar neste imenso património cultural. O festival abarca uma série de eventos temáticos de moda, gastronomia, literatura, cinema, científico, música e dança. Uma detalhe importante: o evento é completamente gratuito e aberto a todos interessados.
Convite à participação
Covidamos todos os que acreditam na comunidade de língua portuguesa, não só participarem do evento, mas também a divulgarem o evento junto aos vossos amigos. Façam um "like" na nossa página no Facebook, partilhem os nossos emails, comunicados e as atualizações no Facebook.
Programação:
Cada dia do festival tem um tema diretamente relacionado com a Lusofonia. Será o momento de descobrirem algo sobre vocês e o vosso/nosso património rico e diversificado que está espalhado por 8 países fazendo uma comunidade de 240 milhões de pessoas, que falam e comunicam através da Língua Portuguesa.
Segundas-Feiras : Rota Literária da Lusofonia, no Auditório Aldónio Gomes do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro - Evento literário que divulga escritores e obras literárias de países e comunidades de Língua Portuguesa.
Terças-feiras – Mostra de Cinema e Cidadania Performas - Estúdio de Artes Performativas Contemporâneas - Serão exibidos filmes que expõem a diversidade da produção nacional de cada país, ficções, animações e documentários
Quartas-feiras – Festidanças - Festival de Danças Tradicionais DANÇA Centro Cultural de Congressos de Aveiro - Um espaço onde se dança, onde se faz música, mas também onde se partilham e se cruzam propostas e ideias para um melhor diálogo multicultural entre lusofalantes.
Quintas-feiras – Palco da Lusofonia - Bar OLÀ-RIA: Promovemos a partilha musical e de sonoridades em palco simbolizar a partilha e intercâmbio de pessoas, que reconhecem pertencer a um vasto Património cultural e linguístico.
Sextas-feiras – Roteiro Gastronómico - Restaurante OLÁ-RIA. Esta mostra culinária é realizada sob a forma de Ementa Lusófona onde é possível apreciar os pratos tradicionais. Serão orientados o Show Cooking por profissionais, onde partilham saberes, dicas e segredos, da grande arte da cozinha.
06 de Junho: promovemos a "marca" lusófona no mapa internacional da moda, onde contamos com a participação de estilistas e modelos da comunidade de países de língua portuguesa.
Destacamos ainda o Encontro de Jovens Líderes da CPLP, que ocorre de 22 a 24 de Junho. Iniciativa que prevê reunir jovens e associações juvenis no debate sobre a política juvenil no seio da comunidade. No final será criado um Manifesto Juvenil que proponha políticas e ideias a concepção de uma Carta da Juventude da CPLP.
Contamos com a vossa ajudar para promover esse evento e fazer com que seja um grande sucesso para a comunidade lusófona. Para qualquer esclarecimento e/ou sugestão: